Se você é um empresário que busca crescimento e aumento dos lucros, nesse artigo, nós que temos experiência de mais de duas décadas com redes de franquias e conhecemos os empresários e a maioria dos nichos de mercado, viemos te trazer algumas das práticas valiosas que as franquias de sucesso utilizam. Franquias são empresas com modelos de negócios altamente eficientes e padronizados e elas tem conquistado um espaço significativo no mercado global, mas sua empresa mesmo não sendo uma, pode estar no mesmo caminho de eficiência e performance.
Aqui vamos te apresentar 7 das práticas que elas utilizam que você poderá aplicar agora mesmo na sua empresa. Desde a padronização de processos até a inovação e adaptação às mudanças do mercado, você vai descobrir como aproveitar os diferenciais das franquias para aumentar seu retorno em lucratividade.
Vamos lá?
Menu rápido da listagem:
- Desenvolva seu plano de negócios
- Proteja sua marca e propriedade intelectual
- Padronize os processos
- Faça uma gestão profissional
- Construa uma rede de fornecedores e parcerias estratégicas
- Insira o marketing e a publicidade na rotina
- Inove e se adapte às mudanças do mercado
1 – Desenvolva seu plano de negócios
Ter um plano de negócios é fundamental para o sucesso e crescimento sustentável a longo prazo de qualquer empresa. Desenvolver um plano sólido é um dos primeiros passos para implementar as práticas das franquias de sucesso e estar no caminho dos resultados. Nele, é comum se seguir as etapas:
- Definição da visão e missão marca: É importante estabelecer a visão de longo prazo para o seu negócio e a missão da marca para estar norteado nas decisões diárias.
- Identificar objetivos: Estabeleça objetivos SMART (específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido) para te ajudar a medir o sucesso a cada etapa.
- Estudar o mercado e a concorrência: Entenda o mercado em que seu negócio está inserido, identifique oportunidades de crescimento e analise constantemente a concorrência, buscando diferenciais que possam te destacar.
- Definir o público-alvo: Identifique o perfil dos seus clientes ideais e entenda suas necessidades e desejo. Isso vai ser é fundamental para desenvolver produtos e serviços que atendam às expectativas do mercado atraindo cada vez mais clientes.
- Definir a estrutura organizacional: Defina a estrutura hierárquica da sua empresa, as funções e responsabilidades de cada cargo e a quantidade de colaboradores necessários para atingir seus objetivos.
- Desenvolver um plano de operações: Estabeleça processos e procedimentos operacionais para garantam a qualidade dos seus produtos ou serviços, assim como a eficiência e produtividade das operações.
- Desenvolver estratégias de marketing e vendas: Determine as táticas que serão utilizadas para alcançar seu público-alvo e deixe sua estrutura preparada para divulgações recorrentes, existem vários canais para isso, explore-os.
- Elaborar um planejamento financeiro: Defina o capital necessário para as ações previstas em seu plano de negócios, além de prever os gastos operacionais, o faturamento, os custos com funcionários e investimentos em marketing e desenvolvimento de produtos e serviços.
- Estabelecer métricas de acompanhamento: Criar indicadores-chave de desempenho (KPIs) para monitorar o sucesso do seu negócio é fundamental para avaliar os resultados e realizar ajustes quando necessário.
- Identificar os riscos e desenvolver um plano de contingência: Analisar os riscos envolvidos no seu negócio e desenvolver um plano de contingência para minimizar os impactos negativos em caso de problemas, é essencial.
Quando você cria um plano de negócios sólido e bem estruturado, consegue ter uma visão mais clara do que a empresa precisa para crescer. Isso te ajuda a tomar decisões estratégicas e a se preparar para os desafios que ela pode enfrentar no futuro. E se lembre sempre, que ele não deve ser estático, que precisa ser revisado periodicamente para garantir que esteja alinhado com as mudanças do mercado e às necessidades da sua empresa.
2 – Proteja sua marca e propriedade intelectual
A proteção da sua marca garante que a identidade visual e os elementos distintivos dela sejam legalmente protegidos e utilizados exclusivamente pela sua empresa. O registro da marca é feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Essa proteção é importante não apenas para evitar a concorrência desleal, mas também para manter a imagem da empresa e a confiança dos seus clientes.
3 – Padronize os processos
As franquias são conhecidas por sua alta padronização de processos e procedimentos, o que garante a qualidade e a consistência dos produtos e serviços oferecidos em todas as unidades. E esse princípio pode ser aplicado por qualquer empresário que deseje manter a qualidade e a eficiência em suas operações.
Quando padroniza seus processos, pode garantir que seus produtos e serviços sejam sempre entregues com a mesma qualidade e consistência, independentemente do local ou equipe responsável pela execução. Isso ajuda a construir a reputação da sua marca e a fidelizar seus clientes, além de aumentar a eficiência e a rentabilidade.
4 – Faça uma gestão profissional
Fazer uma gestão profissional pode ser altamente benéfica para qualquer empresa, independentemente do tamanho ou segmento. Fazê-la significa definir processos deixando-os bem claros e padronizados, definir metas e objetivos deixando todos a parte, escolher indicadores de desempenho relevantes, monitorando eles constantemente e estar comprometido com a melhoria contínua da empresa de modo geral. Com essas medidas, é possível melhorar a eficiência da empresa e tomar decisões baseadas em informações e de forma estratégica.
5 – Construa uma rede de fornecedores e parcerias estratégicas
Estabelecer uma rede de fornecedores e parcerias pode te ajudar a melhorar a eficiência do seu processo. Determinando seus fornecedores fixos e negociando parcerias, irá reduzir custos e garantir acesso a produtos de alta qualidade. Comece por identificar os fornecedores mais adequados para o seu negócio, avalie-os cuidadosamente e estabeleça parcerias transparentes e benéficas para ambas as partes.
6 – Insira o marketing e publicidade na rotina
O marketing é uma ferramenta essencial para promover sua marca e atrair clientes. As franquias de sucesso utilizam uma combinação de estratégias de marketing, incluindo publicidade e marketing digital (site, google e redes sociais). Use das estratégias mais adequadas para o seu negócio e região e crie sempre campanhas; elas vão aumentar a sua visibilidade e atrair clientes.
7 – Inove e se adapte às mudanças do mercado
É importante estar aberto a mudanças e ser flexível para se adaptar às necessidades do mercado. Isso pode incluir a redefinição de estratégias, a criação de novos produtos ou serviços e a adoção de novos modelos de negócio. O importante é estar sempre buscando novas formas de inovar e se adaptar, para garantir a sustentabilidade e o sucesso da empresa a longo prazo.
Conclusão
Em um mercado cada vez mais competitivo, as franquias franquias de sucesso se destacam por suas práticas de negócios eficientes e bem-sucedidas. Mas o que essas empresas têm em comum e como elas podem inspirar seu negócio com práticas aplicáveis que farão a diferença para você também?
Citamos bastante anteriormente, a questão de serem bem estruturadas, com processos claros e padronizados, porque isso ajuda a garantir a consistência e a qualidade dos produtos ou serviços que oferecem, além de facilitar a replicação do modelo de negócio em diferentes locais.
Outra prática comum nas franquias de sucesso é o marketing e publicidade nacional e regional, as campanhas que aplicam costumam ser bem eficientes ajudando a atraírem desde novos investidores para a rede, até clientes para as unidades, pois são campanhas desenvolvidas com base em estudos de mercado, nas tendências do setor e com foco em inovação e na diferenciação da concorrência.
As franquias também estão sempre buscando inovação e melhorias em seus processos, produtos e serviços. Elas investem em tecnologias e tendências de mercado, para garantir que o negócio continue relevante e competitivo.
E todas essas práticas que utilizam, podem ser aplicadas por qualquer empresa que queira melhorar sua eficiência, qualidade, produtividade e aumentar suas vendas. É fundamental adaptar essas práticas às necessidades e características do seu negócio, e quando o fizer, vai perceber a melhora para uma marca mais forte e com melhor performance de resultado.