Em todo tipo de negócio, existem opções de franquias que são excelentes, boas, médias, ruins e até mesmo enganosas. O mercado de franquias de maneira geral é mais blindado contra negócios ruins, mas ainda assim, se você não fizer uma boa pesquisa antes de tomar uma decisão, você poderá cair nos braços de uma empresa oportunista.
O texto de hoje vem para te dar algumas dicas rápidas, mas que irão te ajudar a tomar uma decisão sábia ao escolher a sua próxima franquia.
Tópicos que serão abordados:
- Bons negócios custam o preço de bons negócios.
- Conheça o franqueador por trás do negócio.
- Fale com os franqueados.
- Avalie a taxa de venda e a taxa de encerramento de unidades da franquia.
- Experiência com o produto/serviço.
1 – Bons negócios custam o preço de bons negócios.
Ao procurar um investimento como uma franquia é normal que no processo haja comparações entre os modelos de negócios pesquisados. Porém, é necessário que entenda algumas informações quando a comparação é em relação as taxas e valores de cada uma delas, pois a partir daí, conseguirá tirar algumas interpretações que te ajudarão a decidir entre as melhores opções de franquias:
Quando a oferta é por uma taxa de franquia bem mais barata em relação as outras do segmento:
- Produto barato: Uma taxa de franquia muito barata possui um produto final muito barato e isso também quer dizer que se não vender muito dele, pode não obter o lucro final esperado.
- Menos reconhecimento de marca: Franquias reconhecidas pelo mercado geralmente possuem uma taxa de franquia mais alta porque entendem o valor da sua marca. Uma taxa de franquia barata pode indicar uma marca menos conhecida ou em estágio inicial, o que pode exigir de você mais esforço e recursos para construir a visibilidade e a autoridade dela no mercado.
- Falta de padronização: Uma taxa de franquia mais barata também pode significar que a franquia não investiu tanto em sistemas, processos e manuais, o que pode levar a inconsistências operacionais entre as unidades franqueadas. E isso afeta a qualidade do produto ou serviço, a experiência do cliente e a capacidade de crescimento e expansão da rede.
Quando a oferta é por isenção da taxa de royalties:
- Falta de suporte contínuo: A taxa de royalties é geralmente usada pela franqueadora para fornecer suporte contínuo aos franqueados, como treinamento, assistência em marketing, desenvolvimento de produtos, suporte operacional, entre outros. Se essa taxa não for cobrada, pode significar que o franqueado não receberá o suporte adequado ao longo do tempo, o que pode dificultar a gestão e o crescimento da sua unidade.
- Falta de atualização e inovação: Essa taxa também pode ser usada para investir em pesquisa e desenvolvimento, atualização de produtos/serviços e inovação na franquia. Sem o recebimento dela, a franqueadora pode não ter os recursos necessários para realizar melhorias contínuas, o que vai resultar em um negócio estagnado ou menos competitivo em relação aos concorrentes.
- Menos benefícios da rede de franquias: Ao pagar a taxa de royalties, os franqueados geralmente têm direito a benefícios e recursos fornecidos pela rede de franquias, como programas de marketing conjunto, compra em grupo, compartilhamento de boas práticas, entre outros. Sem pagar ela, o franqueado pode perder essas oportunidades de colaboração e sinergia com outros membros da rede.
Com isso, em relação a comparação de valores, indicamos que não se feche ao preço e sim faça as perguntas certas que te ajudarão a ir pelo caminho mais vantajoso a longo prazo, que são:
- Quanto eu vou faturar nesta opção de franquia? ou nestas opções de franquias?
- E qual é o nível de suporte que a franquia vai me oferecer a curto, médio e longo prazo?
As respostas mais promissoras vão te mostrar o melhor investimento no momento dentro do seu comparativo.
2 – Conheça o franqueador por trás do negócio.
Quando começa a pesquisa por franquias, seu contato por todo o percurso até a compra da unidade será com um vendedor. E isso não deve ser o suficiente, queira conhecer a pessoa por trás do modelo de negócios que está adquirindo.
Ao conhecer o franqueador, o futuro franqueado pode avaliar sua integridade que consequentemente é refletida no modelo de negócio. Isso envolve investigar sua história, confiança, experiência no setor, relacionamento com outros franqueados e presença no mercado. Essas informações vão te ajudar a determinar se ele é confiável e se possui um histórico sólido.
Além disso, conhecê-lo vai te permitir entender a visão, os valores e a cultura da empresa. É importante que haja controle entre os valores pessoais do franqueado e a filosofia da franqueadora, pois isso contribui para um relacionamento mais harmonioso e uma colaboração eficaz.
E por fim, lembre-se que conhecer as pessoas da franqueadora por trás das decisões estratégicas, vai te mostrar como eles enxergam a franquia e o mercado. O franqueador deve ter metas ambiciosas para o futuro da marca e seus líderes devem ser pessoas ativas, de sucesso, que tenham conteúdo para lhe ensinar.
3 – Fale com os franqueados.
Ao conversar com diversos franqueados, você terá acesso a uma variedade de perspectivas e experiências reais de pessoas que estão operando dentro da mesma franquia. Isso te ajudará a entender os desafios, benefícios e oportunidades associados a ela. Você vai ganhar insights valiosos sobre aspectos como: o suporte oferecido pelo franqueador, lucratividade de uma unidade, sobre a demanda do mercado, as dificuldades operacionais e muito mais.
Apenas lembre-se de ter atenção e filtro em cada um dos contatos, pois as vezes o que pode ser um problema ou uma solução para um, pode não ser o mesmo para o outro e ter a mente aberta trazendo as informações para sua realidade e visão, te fará evitar tomar uma decisão influenciada.
4 – Avalie a taxa de venda e a taxa de encerramento de unidades da franquia.
Na procura de uma franquia, costumamos ver no seu material explicativo a quantidade de unidades vendidas até o momento, pois quando esse número é alto costuma despertar interesse nos futuros fraqueados.
Isso acontece porque a grande maioria relaciona a quantidade de unidades vendidas com o sucesso da franquia, mas existem informações não divulgadas nessas propagandas que podem contradizer “esse sucesso” e você precisa estar atento a elas.
O número de unidades vendidas não pode te impressionar sendo o fator decisivo do seu investimento, pois ele pode até significar que vários empreendedores acreditaram no modelo de negócio da franquia a ponto de investirem nela, mas não significa que a mesma quantidade obteve sucesso estando na rede.
Infelizmente existe no mercado inúmeras opções de franquias que tem por foco vender unidades, quantas mais conseguirem, independentemente se vão conseguir implantá-las da melhor maneira ou se vão ter “braços” para dar suporte a todas elas ao longo do tempo. E com a venda desenfreada e a falta de estrutura de apoio à rede, vem a frustração de muitas unidades e consequentemente os encerramentos de contrato.
Por isso, é necessário que valide os números por completo de uma franquia antes de comprá-la, tenha ciência de quantas unidades ela vendeu, mas principalmente quantas das vendidas ainda estão em operação e o sucesso que estão tendo. Descobrindo isso, é possível entender a realidade da rede e se é confiável.
5 – Experiência com o produto/serviço
E para finalizar, você já consumiu o produto ou serviço da marca que está pensando em investir?
Isso parece obvio, mas é um teste muito importante do processo de escolha.
Experencie como é ser cliente dessa marca, repare no atendimento, no preço, nas condições de pagamento, na entrega (se houver), nos seus diferenciais em relação a concorrência, além da qualidade do produto ou serviço. Se você como cliente se sentiu satisfeito com a compra e experiência, possivelmente o seu futuro cliente também se sentirá.
Considerações finais:
Existem várias opções de franquias no mercado, em todos os seguimentos e algumas delas são verdadeiras oportunidades de se ter sucesso, já outras, nem tanto.
Esperamos que com essas dicas sinceras que te trouxemos hoje, possa fazer sua avaliação “com outros olhos” e descobrir de cada uma delas as informações que não costumam vir na apresentação comercial, para que então, tome uma decisão com base na realidade.
Atualmente no Brasil a quantidade de empresas que se transformaram em opções de franquias no mercado está em um número jamais visto antes. No ano de 2022 o faturamento total das redes ultrapassou R$ 400 milhões e a expectativa é que neste ano de 2023 esse valor seja ainda maior devido ao aumento da procura de empreendedores por unidades franqueadas, que será 5 vezes maior que no ano passado.
Esses são dados que reforçam a veracidade e vantagens que o sistema de franchising oferece ao mercado. Com isso e nossa experiência em consultoria qualificada no segmento de franquias, deixamos para você – futuro investidor – o nosso aperto de mão saudoso, que te dá as boas-vindas a essa jornada de aprendizado e esperamos que de muito sucesso.
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