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Formatação/Mais vistas/RZD

15 passos corretos para transformar sua empresa em franquia

O sucesso e crescimento constante de uma rede depende também de como ela ingressa no sistema de Franchising.

  • 15/05/2023

Direitos autorais reservados a RZD Frachising

Os 15 passos corretos para transformar sua empresa em franquia.

Desde que o sistema do Franchising ganhou notoriedade no mercado e passou a ser atrelado ao sucesso e crescimento das empresas, tem se falado por empresas consultorias, gurus, estudiosos, analistas de mercado e até curiosos apenas, sobre como ele funciona e o que é preciso “simplesmente” para fazer da sua empresa uma rede de franquias famosa.

Talvez você não saiba, mas no Brasil o número de empresas que se transformaram em franquia, de acordo com a ABF, já passa de 2.800 (desde o último estudo feito em 2021).
Mas, mais expressivo que esse número deveria ser a reflexão: “e onde todas elas estão?”, “quantas realmente abriram unidades e foram capazes de mantê-las?” e “quantas foram corretamente preparadas para a realidade do mercado de franquia aprendendo a sobreviver nele?”.

Transformar sua empresa em franquia vai muito além de ter um CNPJ na CNAE correta, de se registrar no INPI e receber uma COF (circular de oferta de franquia). Deve ser um processo pensado, estruturado, que começa desde a análise minuciosa da empresa com todos seus processos e complexidades, depois deve fazê-la passar por todos os ajustes que ao longo do tempo vão fazer a diferença e indo até a elaboração de planos estratégicos para crescimento e sustentação da rede que será criada.

Portanto, desconfie de promessas milagrosas como “fique rico rápido apenas vendendo franquias” ou “aprenda a transformar sua empresa em franquia em poucos passos”, pois velocidade se tornou um produto para eles, mas não quer dizer que é o melhor produto para a sua empresa ter sucesso constante e um crescimento seguro.

E é sobre o método adequado e confiável para chegar a esse objetivo de sucesso saudável e seguro que viemos te trazer informações. Você precisa entender o que empresas sérias no mercado do Franchising podem fazer para garantir a sua posição como uma franquia forte e competitiva. Por isso esse artigo vai te mostrar:

  • O que é a RZD Franchising e o que ela faz e
  • Os 15 passos corretos que transformarão sua empresa em uma franquia sólida.

A RZD Franchising

Especialistas em pequenas e médias empresas, possui mais de 20 anos de experiência em todas as áreas do Franchising, transformando negócios e projetos em franquias consistentes, para que cresçam com segurança e alcancem o sucesso de maneira sólida no mercado.

A proposta da empresa consiste em vender sem iludir e ajudar a crescer de forma segura.

Acredita que o sucesso de uma franquia está em realizar uma formatação e expansão consistente, transmitindo confiança a todo o mercado. E para isso é necessário ter experiência no processo, seriedade, envolvimento, organização, respaldo jurídico, respeito ao negócio e metodologia comprovada.

De acordo com Rodrigo Ramiro – diretor operacional da RZD:
“Uma rede de franquia de sucesso é quando a marca possui um propósito muito claro, conhecido por todos os envolvidos, que utiliza o franchising de forma ética e sólida para atingir seus objetivos rumo a missão e visão estabelecidas, proporcionando satisfação e resultados para franqueados, fornecedores e principalmente para os clientes”.

E nesta experiência de mais de duas décadas, também foram desenvolvidas metodologias únicas de trabalho que visam a organização dos processos para que os clientes obtenham resultados crescentes, constantemente. Uma delas é o IPDE.

O IPDE – metodologia que faz imersão, preparação, duplicação e expansão das empresas – foi criado para organizar o fluxo de trabalho, coleta de informações e direcionamento do projeto de formatação.

Neste fluxo é possível respeitar cada etapa extraindo o máximo possível da equipe interna e do cliente sem misturar os processos ou assuntos. Na lógica do processo de formatação, será tratado primeiro todos os assuntos necessários para o funcionamento de uma franquia desde o momento da venda dela ao investidor. Após isso, será tratado sobre a franqueadora: estrutura, pessoas, suporte à rede de franquias, implantação de unidades e orientações de expansão.

O processo seguido dentro da metodologia facilita a comunicação com o cliente, melhora o desempenho do desenvolvimento do projeto e troca de informações em ordem lógica dos assuntos.

E sobre o processo de formatação que faz essa transformação na empresa em uma franquia, vamos te mostrar os 15 passos necessários de estruturação para chegar à completude do projeto.

15 passos corretos para transformar sua empresa em franquia

1. Conceitos do franchising:

O franchising é um universo com diversos conceitos, definições e estratégias, por isso esta fase conceitual é importante para o empreendedor se familiarizar com o universo que está entrando e obter conhecimentos decisivos para o sucesso da sua futura rede de franquias.

  1. Entendimento do negócio:

Precisa haver uma imersão no modelo de negócios atual, para ser entendida a operação e identificado os fatores chaves que deverão ser estruturados para que a marca comece no franchising bem mais preparada e consiga atingir os objetivos estabelecidos.

  1. Análise de segmento:

É através de análise que se obtém informações relevantes sobre posicionamento, competitividade, barreiras de entrada e insights que contribuirão para preparar a operação, criar os modelos de franquia e gerar diferenciação para a expansão e ocupação de mercado.

  1. Direcionamento estratégico:

É um plano de ação que deve ser criado contendo os fatores chaves que deverão ser ajustados e trabalhados na operação. Este direcionamento estratégico é crucial para que o negócio consiga ser replicado com sucesso.

  1. Idealização do franchising:

Junto com direcionamento estratégico se entende a idealização do franchising, ou seja, quais os modelos de negócios que serão expandidos através do sistema de franquia, levando em conta a experiência do empreendedor com o tipo de operação, a complexidade do negócio, a atratividade para investidores e as fontes de receitas que serão geradas para a franqueadora.

  1. Modelo operacional de rede:

Com os modelos de franquias definidos, é preciso dar início ao modelo operacional da rede envolvendo o arranjo empresarial entre franqueadora, fornecedores, franqueado e clientes, desenhando como todo este fluxo irá operar em harmonia.

  1. Modelagem financeira:

Definidos os modelos de franquia que serão expandidos, deve-se elaborar a modelagem financeira de cada negócio. Apurar o custo da mercadoria vendida ou do serviço prestado, entender a precificação a ser implantada no sistema de franquias, os investimentos que o futuro franqueado deverá realizar, simulação das despesas fixas e variáveis que a franquia terá, definição das taxas do franchising com seus respectivos formatos de cobrança, além do potencial de faturamento, lucratividade e rentabilidade de cada modelo de franquia.

  1. Estruturação Jurídica:

Nesta fase de extrema importância, é feita uma análise com a visão do todo e as responsabilidades de cada parte no contexto – franqueadora, fornecedores, franqueado e clientes; assim é criado de forma personalizada, os instrumentos jurídicos previstos na Lei nº 13.966/2019 (Lei de Franquia), que são: a COF (Circular de Oferta de Franquia) e o Contrato de Franquia, além de contratos de homologação com fornecedores chaves e outros instrumentos pertinentes ao sistema de franquia.

  1. Manuais de operação da franquia:

A etapa de mapeamento, padronização e escrita de processos é minuciosa e bem ampla, por isso é necessário duas fases: os manuais de operação e de gestão.

Os manuais de operação precisam ser feitos divididos em áreas e funções, sendo destinados à equipe do franqueado, que serão os responsáveis por seguir os processos operacionais e replicar o padrão.

  1. Manuais de gestão da franquia:

Os manuais que tratam sobre a gestão da unidade franqueada são destinados ao franqueado. Neles, devem ser abordados os processos que envolvem a gestão financeira, gestão de pessoas, gestão comercial, gestão de estoque e outros temas necessários para o franqueado obter o conhecimento de como gerir o negócio.

  1. Estruturação de franqueadora:

A estruturação da franqueadora contempla a sugestão das principais áreas e funções destinadas ao suporte e gestão da rede conforme a evolução do número de franquias, além dos pontos de controle que deverão ser implantados para assegurar a manutenção do padrão e performance das unidades franqueadas.

  1. Suporte operacional à rede:

O suporte à rede precisa ser definido e desenhado e para isso deve ser dividido em três grandes momentos da trajetória do franqueado: implantação, inauguração e dia-a-dia do negócio. É necessário traçar quais tipos de ajuda e acompanhamento a franqueadora poderá oferecer a eles.

  1. Implantação de unidades franqueadas:

Um fluxo de processo, deve ser estabelecido para troca de informações e acompanhamento que a franqueadora poderá realizar na trajetória desde a implantação até a inauguração da unidade franqueada.

  1. Estratégias de expansão da rede:

Ao final do projeto, deve entrar as definições estratégicas para a venda das unidades da franquia. Para isso, é importante definir um plano de ação que envolva marketing (com definição de verba de investimento e canais de divulgação) e vendas (para a conversão correta de interessados para fraqueados).

  1. Apresentação Comercial:

E por último, deve ser criada uma apresentação comercial do seu plano de negócios para que ele encante e informe os interessados do que podem esperar adquirindo uma unidade da sua marca. É através deste material que o investidor conhecerá inicialmente o negócio, os produtos e serviços, as vantagens, os diferenciais, os investimentos necessários, as taxas do franchising e o potencial financeiro que a sua franquia pode gerar, portanto, precisa ser bem feito.

Considerações finais:

Caso esteja se perguntando como fazer tudo isso e em quanto tempo conseguiria terminar, nossa resposta é sincera e objetiva:
Procure a ajuda de especialistas para garantir que tudo seja completado, a fim de não ter problemas futuros por “furos” no processo.
E quanto ao tempo, uma empresa séria e que pretende fazer um trabalho de qualidade com sua marca conseguirá concluir o projeto em até 6 meses.

Os diferenciais no processo de formatação de franquia da RZD em relação aos demais, além da seriedade em passar por todos os passos de maneira minuciosa, é a entrega de manuais de operações, gestão, orientações sobre estratégias de expansão, como funciona a operação de uma franqueadora e seus respectivos suportes à rede.

Algumas consultorias entregam apenas o um “diagnóstico do negócio com plano de negócios e instrumentos jurídicos” sem muita personalização e profundo entendimento da empresa em questão. Outras entregam o escopo como o da RZD, porém terceirizam o trabalho com outros profissionais ou outras consultorias, deixando muitas brechas no processo de formatação.

Se seu sonho é transformar sua empresa em franquia e ser uma rede consolidada, com chances de crescimento e expansão constante, esteja atento à ajuda que vai contratar.

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