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Expansão/RZD

O que é melhor: iniciar um negócio próprio ou ser um franqueado? Descubra

Entenda como começar cada uma das opções e seus pontos positivos e negativos.

  • 22/05/2023

Direitos autorais reservados a RZD Frachising

Ter um negócio começando do zero ou ser um franqueado? Eis a questão…

Empreender é um sonho de grande parte das pessoas, e no Brasil, esse desejo é ainda maior quando comparado com outros países.
Quando a decisão ou oportunidade de empreender surge, é comum que essa dúvida surja.

O fato é que ambas opções têm suas vantagens e desvantagens quando comparadas e cabe ao futuro empreendedor entender como conseguiria operar melhor, levando em conta seu estilo de trabalho, suas aptidões, seu conhecimento, seu interesse e o capital que pretende investir.

Neste artigo vamos esclarecer os pontos positivos e os de atenção de ter um negócio próprio começando do zero e de ser um franqueado, assim poderá tomar uma decisão mais assertiva e com mais confiança.

Abrindo um negócio próprio do zero

Quando você tem uma ótima ideia ou oportunidade, você precisa estrutura-la para iniciar a nova empresa da melhor maneira possível, aumentando assim as chances de sucesso.
Saiba que, vai haver muito trabalho e investimentos, portanto, o planejamento deve ser feito de maneira detalhada para não faltar capital, fazendo com que ela “quebre” antes mesmo de começar.

Sendo assim, deve considerar as seguintes necessidades iniciais:

  • Criação e contratação do registro da marca;
  • Contratação de uma agência de marketing ou terceiro para criação de toda sua padronização de comunicação;
  • Criação de um site e das redes sociais da empresa;
  • Homologação e contratação de sistema/software para gerir sua empresa;
  • Contratação de um projeto arquitetônico para viabilizar a obra de adequação do ponto escolhido;
  • Desenvolvimento das tabelas de preços, assim como os cálculos das margens dos produtos/serviços que você oferece, de maneira que garanta a competitividade no mercado que está entrando e ao mesmo tempo uma margem para você;
  • Pesquisa e desenvolvimento dos fornecedores de insumos/produtos;
  • Criar uma reserva de marketing para desenvolver a marca na sua região de atuação, uma vez que é uma marca nova e desconhecida;
  • Definição do quadro de funcionários, assim como a criação do descritivo de cargos, funções e salários;
  • Contratação de um contador para abertura da empresa e consultoria tributária;
  • Além de várias outras responsabilidades que são mais diretamente relacionadas com o seu negócio, como por exemplo, a contratação de uma nutricionista para fazer a tabela nutricional dos produtos no caso do segmento de alimentação, de um químico para ser o responsável técnico de seus produtos e etc.

Quando entendemos tudo o que é necessário para garantir uma maior chance de sobrevivência da sua empresa no mercado, entendemos melhor porque a “taxa de mortalidade” das empresas no Brasil é tão alta. Pois muitas querem entrar no mercado pulando algumas dessas fases de estruturação e elas sempre fazem falta em algum momento, podendo custar o fechamento do negócio.

Mas passado esta fase de montagem da empresa, entramos na análise de como será o seu negócio dia após dia em relação a gestão e operação.

Listamos os pontos positivos e negativos deste modelo para o entendimento real do que pode esperar.

Positivos:

  • Você tem 100% de autonomia na tomada de decisões;
  • Liberdade para divulgar, precificar e atuar no mercado da forma que entender melhor;
  • Não paga os royalties mensais (remuneração da franqueadora pelos serviços prestados).

Negativos:

  • Você não tem ajuda para gerir sua empresa;
  • Tudo depende de você, ninguém vai pensar em estratégias de mercado para te ajudar;
  • Responsabilidade de desenvolver ou atualizar seus produtos/serviços;
  • Falta força para negociar com grandes fornecedores, uma vez que não tem volume para pleitear maiores descontos ou vantagens;
  • Dificuldade de conseguir que a marca tenha relevância nacional ou mesmo estadual.

Entendido esses pontos, seguimos para explicar o que esperar caso queira comprar uma franquia.

Ser um franqueado

Ser um franqueado é quando escolhe uma marca franqueadora para abrir mais uma unidade dela no local que escolheu (sujeito à aprovação da cidade e região pela franquia).

Quando você opta por esta modalidade, o seu trabalho primeiramente é escolher uma boa marca e existem algumas dicas importantes para que você faça essa seleção. São elas:

  • Primeiro, priorize segmentos de negócios em que você tenha experiência ou afinidade. Isso não o impede de adquirir uma franquia cujo segmento de atuação é totalmente novo para você, mas saiba que seu trabalho de adaptação será um pouco maior.
  • E avalie também os números da marca, quantidade de franquias, tempo de atuação no mercado, preço dos produtos/serviços e quaisquer dados que estejam acessíveis para te ajudar a tomar essa decisão.

Escolhida a franquia que quer atuar, vamos para o entendimento do que te espera neste modelo de negócio.

Pontos negativos de ser um franqueado:

  • Existe a cobrança da taxa de franquia (filiação inicial);
  • Suas ideias ou estratégias para ser postas em prática, devem antes passar pela aprovação da franqueadora;
  • Caso tenha escolhido uma franquia inadequada, você fica amarrado nela e em suas estratégias.

Pontos positivos:

  • Você inicia em um negócio já rodado e experimentado no mercado;
  • Existe ajuda integral na montagem da sua unidade;
  • Toda a infraestrutura de marca (registro de marca, site, sistemas, identidade visual, projetos arquitetônicos, entre outros) já existe e foi validada pelo próprio uso da rede;
  • Ajuda constante na tomada de decisões estratégicas;
  • Apoio mensal via consultores da franqueadora que acompanham os indicadores da sua unidade;
  • Compra de produtos com valores mais baixos devido a força de negociação da rede;
  • Eventos com a participação dos franqueados, sempre movimentando e motivando a rede e buscando soluções e melhorias em conjunto;
  • Força do marketing tornando a marca reconhecida nacionalmente/regionalmente.

Como vocês podem perceber, há muito o que se avaliar para tomar a decisão. Esperamos que com essas explicações, fique mais fácil você tomar essa decisão.

E para finalizar, pedimos que nosso diretor comercial – Marcelo Martinez – trouxesse alguns dos feedbacks de clientes que optaram pela compra de uma franquia e quiseram compartilhar suas opiniões.

Em resumo citaram:

  • “A velocidade e praticidade para iniciar a operação, já que todos os pontos necessários para a estruturação do negócio já estavam prontos.”
  • “O valor da taxa de franquia era menor do que o custo de contratação de sistemas, site, marca, identidade visual, desenvolvimento de produtos e fornecedores de uma marca nova.”
  • “O apoio constante na tomada de decisão, seja ela de cunho estratégico ou para questões operacionais corriqueiras, ajudam muito no dia a dia.”
  • “É uma vantagem ter uma rede de franqueados, na mesma posição, que podem trocar ideia e compartilhar estratégias de boas práticas, causando uma evolução constante no negócio.”

Considerações finais

Hoje te ajudamos a esclarecer dúvidas sobre o processo de início da abertura de um negócio próprio e do que é ser um franqueado, além de mostrar os principais pontos que irá se deparar no dia a dia dessas operações.

Em qual das opções os pontos positivos te inspiraram e os negativos não pareceram tão negativos assim?
Atente-se a essa percepção e chegará à resposta que precisa de qual seria sua escolha ideal.

É importante lembrar que sendo um ou outro, ambos seriam o seu negócio! No qual, o sucesso dele será resultado do seu envolvimento e vontade de que dê certo.
Então faça a sua escolha e “entre de cabeça”, porque o futuro você vai escrever agora.

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