O Chat GPT – ferramenta que faz uso de inteligência artificial para criar textos com linguagem natural – tem cada vez mais conquistado usuários pelo mundo. E nós da RZD Franchising, entramos no seu universo testando consultas e identificando como ele poderia ajudar as empresas que fazem parte do sistema de franquia – franquias e franqueados.
Venha conferir o resultado!
Neste artigo vamos falar sobre:
- Como utilizar o chat GPT para otimização do seu negócio e
- Pontos negativos e de atenção no uso.
Como utilizar o chat GPT para otimização do seu negócio.
O Chat GPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela empresa OpenAI que utiliza a tecnologia de aprendizado e processamento em linguagem natural. O objetivo principal dele é fornecer respostas relevantes e coerentes para perguntas, realizar tarefas específicas e fornecer informações com base em textos da internet.
Com isso, analisamos e testamos várias formas de utilizá-lo dentro do nosso contexto que é a conversão em clientes para a rede de franquias (investidores) e para a unidade franqueada (cliente final).
Dentro do processo de aquisição de cliente é entendido que o modelo mais eficiente começa com a prospecção, ou seja, com o marketing e vai até a conversão que é a venda. Nessa trajetória então, levantamos em quais pontos o chat GPT poderia ajudar as empresas na criação das demandas necessárias que cada uma das fases exige para estarem estruturadas e em constante produção.
Para o marketing, identificamos que o chat pode ajudar:
- Na identificação do perfil correto de cliente para sua empresa;
- Na criação de textos para anúncios, e-mails, redes sociais, artigos, aplicativos e para o site, visando a agilidade na produção;
- Na busca por tendências do mercado, assim como das palavras / termos mais buscados pelos clientes do seu segmento;
- Ele pode ser integrado nas páginas de captura ou sites para iniciar conversas com os visitantes, coletar informações e gerar leads (oportunidades de venda) e
- Pode ser usado para coletar feedback dos clientes e realizar pesquisas de satisfação de forma interativa, ajudando assim, a obterem insights valiosos sobre a experiência do cliente, necessidades e preferências, o que auxilia no aprimoramento da marca.
Já para as vendas, a ajuda dele pode ser maior do que se imagina, pois se pensarmos em uma estrutura de vendas organizada, completa e padronizada, é necessário criar processos, desenvolver material interno de apoio e implantar técnicas de vendas que envolvem bastante escrita, e nisso, o chat ajudará muito.
E falando em padronização, que é a “espinha dorsal” do sistema de franquia, entenda os passos da criação de uma estrutura de vendas padronizada que o chat GPT poderá auxiliar com os materiais:
- Na criação de um playbook de vendas:
O playbook de vendas é um manual que conterá as informações de uma empresa sobre seu processo de venda, seus produtos/serviços oferecidos, sobre as ferramentas utilizadas e os resultados que são esperados.
E o capítulo do processo de vendas dele é de extrema importância para ajudar os vendedores com um guia padrão das etapas que irão percorrer desde a prospecção do cliente até o pós-venda. As etapas dele devem incluir:
- Prospecção: como identificar e pesquisar potenciais clientes.
- Qualificação: como avaliar a necessidade do prospect para a compra.
- Demonstração: como apresentar os produtos ou serviços a ele.
- Negociação: como discutir termos e preços.
- Fechamento: como concluir a venda.
- Pós-venda: como fazer a manutenção do relacionamento com o cliente para possíveis vendas futuras.
E você pode recorrer ao chat GPT para buscar formatos de playbooks, orientações do que conter em cada etapa dele e até sugestões de ações que costumam funcionar no processo voltadas para o seu segmento.
- Criação de mensagens para whatsapp:
Atualmente a equipe de vendas que não atua com atendimento pelo whatsapp está próxima de ficar para trás, pois o canal pode proporcionar a satisfação do cliente por sua praticidade e rapidez. Com isso, é indicado que se crie um processo de atendimento através dele para otimizar ao máximo o uso da ferramenta deixando fluido o resultado para ambos os lados: empresa e cliente.
Independente se usada dentro de uma plataforma omnichannel, de mensageria, de CRM ou de automação, o whatsapp terá o recurso de mensagens automáticas para o atendimento do cliente, que deve ser configurado criando orientações e respostas para a maioria dos cenários que o cliente poderá estar com seu produto/serviço. E quando ele chegar ao ponto de precisar de atendimento personalizado de um atendente, a padronização da forma do atendimento também pode estar presente; essa organização e mapeamento da jornada de compra costumam fazer diferença no resultado em vendas para empresa, pois até mesmo o cliente percebe o nível profissional do negócio dando a ele mais credibilidade.
O chat GPT pode te ajudar com escopos de mensagens automáticas dentro do processo de automatização ou da padronização do atendimento dos vendedores, basta configura-lo para esse fim para que a comunicação natural seja utilizada por ele na criação das mensagens.
- Criação de respostas para perguntas frequentes:
Em quais canais sua empresa atua que seria possível ter um canal de respostas para perguntas frequentes? Site, aplicativo, redes sociais?
Considere essa opção em todos os canais possíveis para diminuir a demanda de perguntas frequentes ao seu atendimento humano, entregando a ele um possível cliente mais qualificado e que tenha avançado na jornada de compra de ‘descoberta’ para ‘consideração’ ou até mesmo para ‘decisão’.
Utilize o chat como ajuda na formulação das respostas para essas perguntas, para que elas sejam completas e objetivas.
Vimos até o momento o quanto o chat GPT pode ser de ajuda na criação de inúmeros materiais que devem fazer parte da rotina de uma empresa que possui o processo de marketing e vendas. Mas será que o uso do chat tem apenas benefícios? Vamos falar a seguir.
Pontos negativos e de atenção no uso.
O Chat GPT utiliza uma abordagem de aprendizado de máquina conhecida como “aprendizado supervisionado”, onde ele é treinado com base na exposição dos dados que captura da internet. Durante o treinamento, ele aprende a ligar as perguntas às respostas correspondentes e, em seguida, é capaz de gerar respostas com base em padrões e informações aprendidas.
Mas você deveusá-lo com sabedoria e responsabilidade, pois em nossas pesquisas sobre como ele funciona e como entrega as informações, detectamos pontos de atenção que uma empresa que possui uma marca característica no mercado deve estar atenta:
- Atente-se a linguagem do texto:
Sua marca possui particularidades, um tom de voz, um objetivo com a comunicação e possivelmente usa de palavras específicas para o seu público, então lembre-se de adequar todos os textos (por menores que sejam) extraídos do chat, pois ele te entregará com uma linguagem padrão e neutra, e isso pode camuflar as particularidades da sua comunicação tirando seu destaque.
- Cuidado com a LGPD: Lei geral de proteção de dados:
De acordo com o site britânico The Guardian, do grupo Guardian Media Group, a inteligência artificial do chat GPT teria um bug responsável por vazar dados como nome, e-mail e informações bancárias dos usuários. Além disso, foi constatado que o Chat GPT também dissemina informações falsas, o que também vai contra uma das máximas da LGPD, o princípio da qualidade dos dados.A OpenAi até chegou a se retratar dizendo que estão trabalhando ativamente para diminuir o aprendizado de dados pessoais da IA do chat.
Por isso se deve ter atenção com as informações que ele entrega antes de disseminá-las.
- Quanto a atualidade dos dados:
A versão gratuita do chat teve sua última atualização em 2021, com isso, os dados atuais não estão sendo levados em consideração nas respostas entregues. Portanto tenha atenção nas pesquisas e tenha o hábito de confirmar as informações com fontes atuais confiáveis.
A versão pro que é paga, terá uma atualização recente para os usuários, pelo valor mensal aproximado de R$ 105,00.
- Fontes do chat GPT:
Já se perguntou de onde o chat coleta as informações que transforma em texto natural?
Em uma pesquisa na própria ferramenta, ela explica que coleta dados da internet, sendo no geral: sites, artigos de blog, fóruns, que estão dispostos principalmente nos buscadores atuais. Ela então é “o nosso funcionário” que faz a pesquisa para nós e entrega as informações mais coerentes em formato de texto conexo, que forma um raciocínio ou que tenha o formato específico solicitado.Porém, o ponto de atenção é exatamente esse – de quais sites / blogs / fóruns e afins ele coletou aquela informação para nos entregar como “uma verdade”? Essas fontes são confiáveis? São tendenciosas? Embora a versão pro tenha os conteúdos atuais, as fontes possuem estudo e embasamento na informação entregue que o chat está pegando?Os buscadores que utilizamos atualmente já são um perigo para a formação de opinião devido a canais que não informam o certo ou que não se baseiam em estudos, mas nós no momento da pesquisa ainda conseguimos identificar a fonte, pesquisar a sua confiabilidade e decidir se aceitamos aquela informação como verdade ou não. Por isso. esteja sempre em atenção com as informações fornecidas pelo chat, tentando comprová-las para não continuarem um ciclo de disseminação de informações erradas.No final da pesquisa no chat GPT que perguntamos como ele atua, ele finaliza com a informação:
“É importante observar que o Chat GPT é uma ferramenta baseada em texto e não possui conhecimento prévio do mundo real. Ele não tem uma compreensão profunda ou consciência das informações fora do escopo de seus dados de treinamento. Embora o Chat GPT seja poderoso e capaz de gerar respostas úteis, é sempre necessário verificar e validar as informações fornecidas por meio de fontes confiáveis.”Com isso concluímos esse artigo te lembrando que o uso da ferramenta pode ajudar no processo de criação de textos, mas para cada um deles é necessário supervisão, verificação, revisão e ajustes para estarem dentro do tom de voz da marca e da veracidade dos fatos.
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