Você conhece a estratégia para administração de unidades de franquia adotada por empresas como o MC’Donalds, Burguer King, Remax, CVC e Prudencial?
É importante que a master franquia entenda de administração e tenha grande senso de responsabilidade para que seja uma extensão da franquia na região. Em exemplo, se a franquia for uma pizzaria, o master franqueado não precisa saber fazer as pizzas ou montar a pizzaria em si, pois esse know-how a franquia já possui. Ela montará a unidade franqueada, fazendo todo o BackOffice necessário que faça a seleção, implantação, operação e gestão das unidades de franquia que serão as pizzarias.
A franquia deve treinar devidamente o master franqueado para a total transferência de informação para as unidades; essas informações incluem: qual o perfil ideal de franqueado para a rede, onde ela pode fazer a captação e seleção desse franqueado, o processo de venda, como implantar a unidade, quais treinamentos e manuais aplicar, como dar o suporte e fazer a gestão da rede e como cobrar as devidas taxas de royalties e publicidade. Com essas e outras, o master franqueado ficará capacitado para gerenciar suas unidades e ser fiel às diretrizes da marca.
Sobre a parte burocrática de se ter uma master franquia, o contrato com ela será específico de master franqueado e ela terá seus contratos com os franqueados locais que estarão abaixo dela.
A master franquia serve para a marca ter uma presença mais próxima dos franqueados de certa região. Seja para proximidade física ou em uma questão de proximidade com a realidade daquele local, adequando o que precisar em termos de marca, de qualificação e de produtos, para que a performance seja melhor naquele território. Além da proximidade facilitar o recebimento do suporte e acompanhamento dos franqueados.
Como a master franquia atua basicamente como uma franqueadora, ela vai possuir as mesmas fontes de receita que a franqueadora possui. Ela será remunerada a cada nova franquia vendida: através da taxa de franquia e depois através dos royalties. O fundo de propaganda, dependendo da regra da rede, também poderá ser administrado por ela.
É claro que a franqueadora também terá ganhos envolvidos com a rede que a master franquia estará criando. Então, não é 100% da taxa de franquia que fica para o master franqueado, um percentual deste valor será da franqueadora. Os royalties também serão divididos, porque a franqueadora precisa prestar suporte para os seus masters franqueados e isso exige recursos.
Nem toda rede deve ter uma master franquia. A master franquia é uma estratégia que faz sentido se a franqueadora precisar estar mais próxima de um certo grupo de franqueados ou precisar entender mais as particularidades e resolver os “gaps” que ela não esteja conseguindo à distância.
Então, antes de implantar uma master franquia, tenha bem claro os objetivos de tê-la. Por que eu quero implantar uma master franquia? O que eu faço hoje que talvez eu poderia fazer melhor com o master franqueado? Onde quero chegar, que hoje através da minha estrutura, não consigo?
Questione seu processo de resolução para tomar a melhor decisão.
Sendo necessário uma master na sua operação, todo o arranjo estrutural do franchising deve ser desenhado para que ela se encaixe no seu sistema, trazendo ganhos operacionais e de performance para a rede.
Não cometa o erro de decidir ter uma master franquia pensando que ela servirá para se abdicar por completo do suporte oferecido à rede, pois não funcionará dessa forma ou de tê-la porque a taxa de franquia de uma master é mais alta que de uma unidade normal. Os motivos reais de importância dessa estratégia de administração, não devem ser esses.
Para a implantação de master franquia, a franqueadora precisa estar atenta a sua estrutura também, estar segura da sua maturidade nos processos, tendo eles bem documentados e estar segura de como fará o acompanhamento da master franquia.
Uma situação é a franquia delegar alguns papéis para a master desenvolver com os franqueados e outra é ele abdicar de qualquer acompanhamento; ela precisa acompanhar o trabalho que a master franquia está desenvolvendo com a rede para garantir que as diretrizes da marca estão sendo preservadas e que o fluxo correto entre as partes esteja acontecendo.
Então, ter uma master franquia é estar em um patamar de gestão e de processo um pouco mais avançado do que simplesmente vender unidades franqueadas. Além de toda essa estratégia casar com o sistema de franquia da marca, a franqueadora tem que estar preparada com pessoas, processos e tecnologia para que consiga ensinar outro empreendedor a montar uma unidade franqueada da sua rede e acompanhar o trabalho dele posteriormente.
Vale a pena ter uma a partir do momento que a franquia identifica que tem um mercado com potencial muito grande de ser explorado e que se tiver alguém com conhecimentos locais, capaz de levar a marca de maneira mais assertiva para a região, fará toda a diferença no processo de expansão.
Esta estratégia somada à facilidade do suporte ao franqueado com uma gestão mais próxima fisicamente, são motivos reais que fariam a diferença de tê-la na estrutura da rede.
Um dos principais cuidados, de fato, é a questão de delegar o trabalho de administração e suporte do franqueado. Pois quando você tem uma master franquia, não pode erradicar qualquer tipo de suporte à rede contando apenas com ela, pois para se comprovar o comprometimento e trabalho correto da master, terá que acompanhar e ter métodos frequentes de acompanhamento geral.
E a fim de minimizar erros, deve começar pela escolha ideal do master franqueado. Pense em critérios como: Qual seu perfil? Já é empresário? Possui experiência no franchising de quanto tempo? Possui aporte financeiro para investimento no sistema? porque para ele implantar uma master franquia, além da necessidade de ter uma estrutura, é necessário que
tenha capital de giro, porque ele vai ser o responsável por expandir a marca no território. É um tipo de negócio que o investimento é mais alto, que o capital de giro e o fluxo financeiro será mais intenso do que se ele fosse apenas um franqueado.
Posteriormente, depois da escolha do master franqueado, a questão deve girar em torno do acompanhamento que ele fará da rede construída. A franquia deve estar atenta ao índice de satisfação dos franqueados, associações de franqueados são uma boa opção neste caso para obter insights e feedbacks da rede e além deles, sempre deve estar de olho no retorno dos seus consumidores finais. No geral, a master franquia está respeitando o posicionamento da marca? Ela entendeu qual é o propósito da marca? Quais são os valores? Ela está propagando isso na rede? Ela está colaborando para o maior reconhecimento da marca? Essas são apenas algumas questões, de muitas, que deverão ter atenção da franquia continuamente.
Um contrato de franquia com o master franqueado também é muito importante para a “amarração” dos direitos e deveres de ambos, deixando assim os acordos mais claros e com sua devida importância.
Esperamos ter ajudado na sua decisão de incluir ou não essa estratégia de gestão na sua rede.
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