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Por que ter uma rede de franquias se posso ter um e-commerce?

Entenda as vantagens e pontos de atenção de cada um desses canais de expansão.

  • 03/05/2023

Direitos autorais reservados a drobotdean no Freepik

Neste artigo você vai entender:

  • O que são canais de venda?
  • 07 vantagens de expandir tendo um e-commerce.
  • Diferenciais de possuir uma rede de franquias.
  • Uma rede de franquias pode ter e-commerce?
  • Como implantar um e-commerce em uma rede de franquia.

O que são canais de venda?

Quando falamos de negócios, rapidamente a palavra vendas vem na mente e a grande questão sempre é levantada: como faço para vender mais?

Antes vamos entender alguns conceitos importantes para termos uma visão mais ampla de expansão de negócios que tem como objetivo o aumento das vendas, seja de produtos ou serviços.

Os canais de vendas de um negócio, são os meios que a marca utiliza para divulgar e vender seus produtos. Eles podem ser tanto online quanto offline, ou seja, vendas realizadas dentro da internet e vendas realizadas fora dela. Estes dois tipos de canais geram inúmeras outras frentes de atuação como por exemplo: no online podemos ter o e-commerce, os marketplaces, as redes sociais e no offline o ponto de venda (PDV), a loja física, a venda direta, representantes, distribuidores, franquias e outros.

Definir os canais de venda de um negócio é algo estratégico que deve ser muito bem estruturado, tendo em vista a premissa de pôr qual meio o seu cliente está mais propenso a se relacionar e a comprar de você. Uma boa estratégia de vendas é composta pela diversificação de canais, porém cuidado na escolha, analise como será a sua atuação em cada um deles levando em conta o perfil dos seus clientes, dos seus produtos ou serviços e da sua efetividade no canal.

Praticamente todo empreendedor nos últimos tempos foi obrigado, seja pelo comportamento do consumidor ou pela concorrência, a pensar em maneiras de levar o seu negócio para o mundo das vendas online. Afinal, que empresário não deseja vender 24 horas por dia e praticamente sem limites geográficos? Neste contexto, é que vamos falar sobre a opção de ter um e-commerce (loja virtual / site de vendas).

Vantagens de expandir tendo um e-commerce

Um e-commerce é um site criado exclusivamente para a comercialização de produtos e serviços. É importante neste caso não confundir e-commerce com marketplace, apesar de ambos serem baseados em vendas online, cada um possui suas particularidades na atuação. O e-commerce é construído para uma única empresa vender seus produtos ou serviços, enquanto o marketplace é um portal que faz a intermediação entre inúmeras empresas e clientes; uma analogia entre e-commerce e marketplace com o mundo físico seria: e-commerce sendo uma loja de uma determinada marca e marketplace sendo o shopping center onde temos lojas de várias marcas juntas.

Ter um e-commerce ou estar em um marketplace pode ser muito benéfico em termos de aumento de vendas.

Vamos citar 07 vantagens que as vendas online proporcionam para a marca:

1. Possibilidade de ter vendas 24h por dia;
2. Facilidade e praticidade para os clientes;
3. Atuação muitas vezes sem limite geográfico;
4. Informações técnicas mais detalhadas sobre os produtos e serviços;
5. Possibilidade de se ter uma maior variedade de produtos e serviços;
6. Acompanhamento mais preciso dos resultados;
7. Maior poder de alcance e reconhecimento da marca.

Porém, junto com as vantagens vem os pontos de atenção que a marca deve ter ao optar por este canal. É necessário investir em um site com uma interface amigável, intuitiva, leve e simples, capaz de facilitar todo o processo de compra do usuário, além de um ambiente virtual seguro para todos (pois ocorrem pagamentos online onde o cliente irá expor seus dados e do cartão de crédito); além disso, é importante se preocupar com a logística, para não ocorrer atrasos no despacho e entrega da mercadoria e se atentar ao controle de estoque e ao controle financeiro.

Assim como se tem o e-commerce ou o marketplace ou redes sociais como canais de venda online, no offline temos a opção de expansão do negócio através de uma rede de franquias.

Diferenciais de possuir uma rede de franquias

Criar um canal de vendas no online pode ser uma das estratégias para aumentar o resultado financeiro do negócio, mas não precisa ser a única frente de atuação e até mesmo nem todos os negócios conseguem performar tão bem no ambiente de uma loja virtual, seja por experiência do empreendedor ou até mesmo pelo tipo de produto ou serviço que de fato necessitam estar presentes em um ponto comercial, por exemplo.

Expandir através de lojas físicas, sejam elas próprias ou franqueadas, é cada vez mais uma estratégia utilizada por inúmeros negócios, mas você sabe o porquê de o empreendedor realmente optar por este tipo de crescimento? Vamos citar algumas razões claras:

o Ocupar mercado com mais velocidade;
o Crescer através de investimentos de terceiros, ou seja, dos franqueados;
o Ampliação do reconhecimento da marca;
o Responsabilidade dividida com os franqueados em relação ao negócio;
o Aumento do poder de compra junto a fornecedores chaves;
o Ampliação das fontes de receita; </br o Estabilidade jurídica por ter uma lei própria que rege todo o sistema de franquia;
o Não há existência de vínculos trabalhistas e fiscais entre a franqueadora e franqueados.

Uma marca deve possuir uma estratégia de atuação muito bem desenhada e estruturada, prevendo alguns canais de venda e não se limitando a explorar somente um canal. A cada dia vivenciamos uma modernização em relação as lojas físicas, sendo que algumas já não possuem somente o papel de vender e sim de gerar experiência e relacionamento com o cliente.

Diversos negócios que eram somente e-commerce hoje possuem loja física, mas o objetivo destes locais não é simplesmente vender e sim ser um ponto onde os clientes consigam conhecer melhor os produtos, debater sobre aspectos técnicos, ter diferentes experiências que no online não são possíveis e outros fatores relacionados a experiência de compra que somente um ponto físico pode proporcionar.

Mediante a todos estes canais de venda e possibilidades de atuação, será que uma marca que possui franquias também pode atuar com um e-commerce?

Uma rede de franquias pode ter e-commerce?

Antes de responder se uma rede de franquias também pode atuar com e-commerce é interessante contextualizarmos as variações das estratégias de canais de venda.

Uma marca pode e até mesmo deve possuir uma atuação multicanal, tendo lojas físicas próprias, lojas franqueadas, revendedores, e-commerce, estando em marketplaces e demais canais que façam sentido para o tipo de produto ou serviço comercializado, porém não necessariamente todos os canais precisam fazer parte um do outro.

Uma rede de franquias pode ou não ter um e-commerce, e para decidir sobre isso é importante pensar em um âmbito maior onde os dois canais de vendas (online e offline) possam viver em harmonia no sentido de não gerar conflitos ou prejudicar os resultados. A atuação da marca em multicanais de venda é para potencializar os resultados, mas precisa ser bem desenhada levando em conta área de atuação de cada unidade e regras de utilização.

Um case de uma marca que retrata bem a atuação com multicanais de vendas é a Havaianas. A marca tem atuação no varejo (vendas offline), com as franquias, em supermercados e demais outros tipos de estabelecimentos comerciais, além do canal online onde possui o seu próprio e-commerce, vende em diversas outras lojas virtuais e marketplaces.

Em cada canal de vendas, a Havaianas possui estratégias distintas em relação ao mix de produtos, precificação e experiência, porém tudo faz parte de um escopo geral da marca.

O que é interessante analisar, é que a marca em si atua no canal online através do seu próprio e-commerce, outras lojas virtuais e marketplaces, mas o franqueado Havaianas não está habilitado para atuar nestes canais de venda online. Com isso, entendemos que nem sempre a marca precisa replicar os seus canais de vendas para a sua rede de franquias, são canais de vendas distintos e que dependendo da estratégia da marca podem ou não ter uma correlação. Não é porque a marca possui uma loja virtual que então seus franqueados também devem ou podem ter um e-commerce próprio ou fazer parte da loja virtual da marca.

Outros exemplos de atuação neste sentido é a franquia Cacau Show, Kopenhagen e a franquia da Boticário, veja que estas marcas possuem as suas redes de franquias e e-commerce, mas não são canais de vendas interligados.

Caso a marca descida implantar ambos os canais de venda, tanto a expansão através de uma rede de franquias quanto a atuação no online, alguns cuidados devem ser tomados.

Como implantar um e-commerce em uma rede de franquia

É importante levar em consideração alguns fatores sobre o tempo e a maturidade da rede antes da implantação do e-commerce da marca. Em qual momento ela está hoje?

1. A rede ainda não existe, a marca está em processo de formatação da franquia?
2. A marca possui algumas unidades franqueadas, são poucas e recém-inauguradas? ou
3. A rede de franquias possui diversas unidades e com maturidade sobre o negócio?

Qualquer novo canal de venda que a marca descida atuar demandará de quatro itens: Pessoas, processos, tecnologia e investimentos. Somado a estes itens, temos a questão do foco. Por estas razões que o momento de implantar o e-commerce com o franchising deve ser muito bem planejado e estruturado.

O processo de transformar o negócio em uma franquia fazendo a formatação dela, é constituído por diversas etapas e fases que demandam de tempo, dedicação, investimentos e foco do empreendedor.

É o início da uma curva de aprendizado, pois este futuro franqueador tem que entender sobre todo o sistema de franchising: como implantar as unidades franqueadas, treinar os franqueados, saber quais os fatores críticos que o suporte deve focar para potencializar os resultados das franquias e as demais situações que fazem parte do dia a dia de uma rede de franquias. Agora imagine colocar nesta equação o lançamento da rede de franquia em conjunto com o e-commerce da marca; são duas situações complexas acontecendo ao mesmo tempo que, inevitavelmente, fará o empreendedor perder o foco fazendo um canal prejudicar o outro por falta de cuidado, estratégia, acompanhamento e investimento que cada um necessita.

A marca que possui uma rede de franquias já com dezenas ou até mesmo centenas de unidades franqueadas e conta com franqueados já com bastante experiência sobre o negócio, já passou pela curva inicial de aprendizado sobre o franchising e com isto provavelmente foi possível montar uma estrutura de franqueadora constituída por pessoas, processos e tecnologia que permite gerir a rede entregando o suporte e a inovação necessários para os franqueados obterem resultados. Com este tipo de maturidade sobre negócios e franchising é que a marca tem mais condições de explorar outros canais de venda sem prejudicar o existente.

Existem diversas redes de franquias que possuem e-commerce, mas muitas delas utilizam da estratégia de atuar em regiões que não possuem franqueados e essa é uma forma de se conseguir harmonia na atuação, além de precificação mais elevada na venda.

A atuação da franquia no meio virtual, deve ser muito bem planejada e estruturada principalmente para não ocorrer insatisfação e conflitos com os atuais franqueados.

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