Será que a maioria do mercado realmente entender que é ser uma franquia e as reais vantagens de ser uma franquia?
É possível que o entendimento dessa estrutura de negócio, esteja enviesado por conta de tantas propagandas que o mercado disponibiliza na tentativa de vender unidades franqueadas.
Mas aqui, vamos te explicar melhor o que é um modelo de franquia, como ele nasce, suas vantagens reais e o que mais está relacionado ao seu sucesso. E te dando um spoiler: esse sucesso vai muito além da venda de unidades! Confira:
Tópicos do artigo:
- Desmistificando o mercado: o que é ser uma franquia de verdade?
- Todo negócio deveria começar como um modelo de franquia.
- O que o projeto de franquia possui que todos os empresários deveriam aplicar desde o início da sua empresa.
Desmistificando o mercado: o que é ser uma franquia de verdade?
Muitos acreditam que uma “franquia de verdade” é aquela que vendeu muitas unidades e se pulverizou no mercado. Em parte, não estão totalmente errados, mas ser uma franquia de verdade é muito mais do que isso e as vantagens de ser uma franquia também.
Reflita: Gostaria que sua empresa fosse uma “franquia de verdade” que vendeu muitas unidades, mas elas não se mantiveram abertas por muito tempo ou gostaria que fosse uma franquia de verdade que embora não tenha vendido tantas unidades ainda, todas elas estão em funcionamento, em harmonia com a franqueadora, tendo lucro e crescendo seguramente?
Com certeza possui diferença entre escalar o negócio e escalar solidamente o negócio para que permaneça forte por anos no mercado. Então atente-se para não associar o sucesso de uma rede apenas à quantidade de venda que fez de unidades, mas sim, ao sucesso que as unidades vendidas estão tendo.
E para ser uma franquia pronta para suportar uma rede de unidades, ajudando-as a se manterem bem no mercado, é necessária uma preparação minuciosa da empresa ainda no seu processo de transformação em franquia, pois começando certo, ela estará preparada para os passos seguintes do crescimento.
Alguns pontos importantes que ela irá precisar se atentar nessa trajetória:
- Ter um plano de negócios bem definido.
- Um modelo de negócio testado e validado no mercado.
- Precisa gerar lucro.
- Dar suporte de implantação completo aos franqueados desde a busca do ponto comercial até a fase de implantação da unidade.
- Definir as estratégias de marketing da rede.
- Ter negociações com fornecedores homologados para gerar vantagem competitiva no mercado.
- Dar treinamentos iniciais e recorrentes de forma efetiva para transferência de conhecimento da marca para o franqueado e
- Dar apoio e direcionamento na gestão de cada unidade sempre que precisarem.
Com essa base preparatória ficará mais fácil da franquia conseguir crescer e de forma organizada, propiciando o sucesso de toda a rede.
Todo negócio deveria começar como um modelo de franquia.
Se tem algo que o sistema de franquias pode ensinar a qualquer empresa do mercado é como se preparar para o crescimento, seja da sua unidade ou de muitas.
Seu processo de estruturação (ou reestruturação) do negócio, que passa pela organização de fornecedores com negociações de produtos e serviços, mapeamento dos processos com criação de manuais padrões para as áreas e padronização da produção/compra/divulgação/venda e mensuração, daria a qualquer empresa uma base preparatória de crescimento, uma gestão facilitada, a melhoria na produtividade e consequentemente um maior lucro.
Por isso, nós da RZD, que estamos há mais de duas décadas neste mercado ajudando e vendo a realidade de centenas de empresas de pequeno e médio porte todos os anos, defendemos o projeto de estruturação das empresas em formato de franquia e vantagens de ser uma franquia – independente se querem vender unidades ou não. Pois vemos todos os dias que empresas formatadas em uma base sólida e com um plano de desenvolvimento, possuem as melhores chances de se manterem no mercado a curto, médio e longo prazo.
Se hoje você sente necessidade de ajuda para aumentar o patamar da sua empresa, indicamos que considere formatá-la com a base de uma franquia.
O que o projeto de franquia possui que todos os empresários deveriam aplicar desde o início da sua empresa.
Um projeto de franquia possui um plano de negócios que é o desenho de como a unidade funciona ou deve funcionar em todos as suas áreas. Ele traz a importância de se ter um negócio com regras bem definidas, processos padronizados e cenário simulado para os próximos anos de operação.
A construção de um bom plano de negócios passa por algumas etapas de construção e nele deve conter uma série de itens analisados e implementados como:
Diagnóstico da marca:
Diagnosticar onde a marca está e aonde ela quer chegar para dar início a construção do plano de negócios. Quando há essa definição, é possível entender o mercado identificando os maiores concorrentes e os que mais podem competir com o negócio. É importante entender o que eles vendem, como eles vendem, como é a operação e rotinas operacionais, cadeia de suprimentos, qual o quadro de colaboradores e se esse concorrente tem algum diferencial que possa se destacar no mercado.
Público-alvo:
Definir quem são os clientes da marca, ou seja, o público-alvo do negócio faz toda a diferença para o direcionamento de esforços, pois oferecer o produto / serviço certo para o público certo, aumenta exponencialmente as chances de venda. O ideal é identificar gênero, idade e quais as necessidades ou desejos que buscam satisfazer.
Marketing e vendas:
Desenvolver estratégias de marketing e vendas significa determinar as várias formas de alcançar seu público-alvo e deixar sua estrutura preparada para divulgações recorrentes, tanto nos canais online como no offline. Além de criar oportunidades para o time de vendas.
Planejamento financeiro:
Elaborar um planejamento financeiro se inicia realizando um levantamento de investimentos necessários para a montagem de uma unidade de negócio e para mantê-la funcionando.
Com ele é possível determinar o capital necessário para implantar o negócio prevendo todos os custos com abertura de CNPJ, compra de equipamentos, insumos, produtos, aluguel de ponto comercial e reforma, planejamento de marketing pré-inaugural, folha de pagamento e amostragem de todos os custos operacionais, como custos fixos e custos variáveis da operação. Com este planejamento é possível estimar e simular o faturamento da unidade, seus custos e os lucros da operação.
Padronização:
Para o melhor funcionamento das operações do negócio é necessário ter procedimentos operacionais padronizados. E uma vez que eles existem é indicado formalizá-los, seja através de guias ou manuais, minimizando problemas de gestão e perdas, como por exemplo procedimentos de abertura e fechamento de caixa, livro de receitas e a padronização de compra de insumos.
Cultura e processos de acompanhamento:
Com o negócio preparado, seguindo todas as orientações padrão, também é necessário desenvolver ferramentas e meios de acompanhamento da saúde do negócio, seja através de planilhas ou sistemas, que devem conter indicadores de faturamento, lucro, custos fixos e variáveis, previamente desenhados no desenvolvimento financeiro. O acompanhamento de indicadores auxilia nas tomadas de decisões gerenciais, possíveis negociações com fornecedores e monitora a saúde do negócio.
Estrutura:
A construção de um bom plano de negócios também pede que a empresa se desenvolva internamente em estrutura física e hierarquia. Deve existir uma equipe bem desenvolvida e definida para cada área e uma estrutura física que comporte o modelo do negócio.
Definição de fornecedores:
Negociação e definição de bons parceiros fornecedores é fundamental para uma rede de negócios, gerando vantagem competitiva no mercado além de poder garantir exclusividade em produtos e serviços diferenciando ele dos demais do mercado.
Todos os passos citados acima, devem ser desenvolvidos na melhor ordem cronológica para a empresa ou com alguma metodologia que possa separar os assuntos e potencializar o desenvolvimento e definição de cada um deles, transformando assim, o plano de negócios em um mapa muito bem desenhado e com todos os principais pontos em evidência.
Com todas as informações anteriores podemos perceber o valor agregado que possui um projeto de franquia.
As vantagens de ser uma franquia vão muito além de preparar o negócio para vender unidades, ele ajuda as empresas a se encontrarem no seu próprio negócio, a se organizarem, a se padronizarem e consequentemente a aumentarem sua produtividade permitindo maior lucro.
E se você se perguntou durante esse artigo se – “uma empresa pode se tornar franquia para ter acessos a essas vantagens mesmo sem querer vender unidades?” – a resposta é SIM.
Porque ter uma franquia de sucesso não está relacionado apenas ao crescimento dela através de unidades e sim, ao melhor aproveitamento do negócio e seu sucesso no mercado.
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