Pensa em transformar sua empresa em franquia, mas tem receio de não dar certo?
Na verdade, o sucesso possui uma fórmula e ela não é ‘’mágica’’; ela faz parte de um processo e já foi testado e validado, mas precisa ser seguido para funcionar.
Neste artigo vamos explorar como ter sucesso ao transformar sua empresa em uma franquia, evitando os erros comuns que muitas franquias cometem e destacando o que realmente funciona nesse processo.
Se prepare para algumas verdades desse mercado e para dicas importantes que vão fazer toda a diferença no sucesso da sua rede de franquia.
Tópicos do artigo:
- No início de tudo: Erros mais comuns das empresas enquanto se transformam em franquia;
- Franquia pronta e franqueados chegando: Saiba o que é necessário para implantar as unidades
- Lidando continuamente com os franqueados: Essa parceria precisa funcionar.
- Fórmula resumida para o sucesso da sua rede.
No início de tudo: Erros mais comuns das empresas enquanto se transformam em franquia.
Um dos erros mais comuns que empresas cometem no seu processo de transformação em franquia é a falta de planejamento prévio em formato de projeto, no qual se seguiria etapas e processos bem desenhados e alinhados com a implantação, além também da falta de preparação adequada em estrutura e equipe.
Muitas empresas decidem que querem se tornar uma franquia e simplesmente começam a oferecer suas unidades no mercado, sem se preocupar em definir um modelo de negócio bem estruturado e padronizado. E no primeiro desafio que se deparam com a rede, percebem o quanto erraram em não se moldarem em uma estrutura bem definida anteriormente, se descobrindo dentro de um problema cíclico que pode levá-la à falência.
E o outro erro bem comum é a falta de profissionalismo na elaboração do contrato de franquia.
É essencial que o contrato de franquia – que é o documento que sela a venda da unidade ao franqueado – seja claro e completo, estabelecendo todas as obrigações e direitos tanto do franqueador quanto do franqueado. E para isso é importante que ele seja criado por advogados competentes especializados em Franchising, pois esses possuem expertise legal de todos os possíveis cenários da relação franquia – franqueado, prevendo todos os passos e deixando o contrato preparado para todos. Isso evita transtornos futuros e diminui os riscos à rede.
Franquia pronta e franqueados chegando: Saiba o que é necessário para implantar as unidades.
Sua empresa foi formatada em franquia e começou a vender suas primeiras unidades, é hora então, de aplicar seu modelo de negócio para os franqueados e ajudá-los na implantação da unidade adquirida. E já adiantamos: para o sucesso da sua rede, esse é só o começo do suporte que irá prestar ao longo dessa parceria.
É importante que o franqueador tenha uma equipe capacitada para dar suporte aos franqueados em todas as áreas do negócio, desde a implantação física da unidade até o marketing e vendas.
Separamos em tópicos os 6 suportes mais importantes que a franquia precisará dar aos franqueados durante a sua trajetória na rede. São eles:
1. Escolha do local: Encontrar o local ideal pode ser um dos maiores desafios na abertura de uma franquia. É importante escolher um lugar que seja acessível e visível para o público-alvo, mas que também tenha um custo razoável. A franquia com sua experiência, deve ajudar nessa escolha.
2. Treinamento e contratação de funcionários: O treinamento e contratação de funcionários pode ser outro grande desafio. É importante encontrar pessoas qualificadas e treiná-las para garantir que elas ofereçam um bom atendimento e ajudem a construir a reputação da empresa. O franqueado também precisa dessa ajuda, pois como daria um treinamento à terceiros que ainda não domina?
3. Gestão financeira: Gerenciar as finanças do negócio pode ser outro desafio para os novos franqueados, especialmente se eles não têm experiência prévia em gestão financeira. A franquia deve ensiná-lo em como manter um controle rigoroso das despesas e receitas do negócio e manter uma reserva financeira para cobrir as despesas inesperadas.
4. Cumprimento dos padrões da franquia: Franquias têm padrões e regras que devem ser seguidas para que se mantenha a consistência da marca e garantam a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. É importante que os franqueados estejam cientes dessas normas e se esforcem para cumpri-las, por isso deve haver ajuda da franquia no ajuste de rota sempre que precisarem e fiscalização, para saber se estão sendo aplicadas conforme orientação.
5. Marketing e publicidade: A construção da marca e a promoção da unidade de franquia pode ser um desafio para os novos franqueados. É importante desenvolver uma estratégia de marketing eficaz para atrair clientes e promover a franquia na comunidade local.
Pela taxa de publicidade recolhida dos franqueados para o fundo publicitário da rede, a franquia já tem a obrigação de usá-lo para campanhas de aumento do reconhecimento da marca e divulgação geral dos produtos a nível nacional ou estadual, mas fora ele, as unidades poderão (até mesmo deverão) fazer sua divulgação local, que trará clientes para sua unidade, e nessa estratégia, a franquia também pode ajudar fornecendo o material de divulgação e até mesmo dicas.
6. Gestão do tempo: Os franqueados precisam equilibrar as necessidades de gerenciamento do negócio com outras responsabilidades, como a contratação e o treinamento de funcionários. E embora esse seja um trabalho da unidade, a franquia com seu know-how poderá dar dicas que apoiarão ele nessa administração.
Lidando continuamente com os franqueados: Essa parceria precisa funcionar.
Um dos pontos mais sensíveis e perigosos da operação de uma franquia é o relacionamento com os franqueados.
- É importante que o franqueador ofereça treinamento adequado e suporte contínuo aos franqueados, garantindo que todos estejam alinhados com a visão, missão e valores da franquia.
- Também é preciso que o franqueador seja justo e transparente em suas relações com os franqueados, oferecendo suporte para resolver problemas e conflitos.
- E é necessário que a rede ofereça vantagens competitivas ao franqueado na compra de insumos, produtos ou serviços.
Equilibrando todos esses pontos de entrega ao franqueado, ele se sentirá apoiado, ajudado, sentindo que é a melhor opção estar dentro de uma rede, pois as vantagens serão reais.
Franqueados satisfeitos continuam na rede; rede que não perde franqueados por insatisfação, só cresce no mercado.
Fórmula resumida para o sucesso da sua rede.
De acordo com o nosso coordenador de formatação – Marcos Cazella:
“A fórmula para o sucesso de uma franquia está em fazer cada um dos passos a seguir de forma completa e eficiente.
- Para garantir o sucesso de uma rede de franquias, é preciso ter um modelo de negócio eficiente e padronizado. Se não puder fazê-lo sozinho, contrate uma consultoria de qualidade, fará toda a diferença no crescimento e vida útil do seu negócio.
- É importante ter uma marca forte e reconhecida no mercado, com uma estratégia de marketing bem definida. Invista em inovação para que seus produtos e a divulgação deles só evolua em relação à concorrência.
- Possua franqueados engajados e comprometidos com a visão e os valores da franquia. O suporte contínuo que dará a eles, irá convencê-los disso.
- E o maior garantidor de sucesso de uma rede é ser um modelo de negócio rentável e lucrativo, onde os franqueadores e os franqueados possam ganhar dinheiro e ficarem satisfeitos com suas finanças.” – Afirma ele.
Como dissemos anteriormente, o sucesso de uma rede de franquias pode ser conquistado. Mas desde que o caminho seja bem desenhado até ele.
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