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O que uma franquia deve ter e o que ela deve oferecer?

Conheça as principais premissas que tornarão sua rede de franquias diferenciada das demais e com um crescimento sólido e contínuo no mercado.

  • 13/04/2023

Direitos autorais reservados a kues1 no Freepik

Entender qual é a formula de uma rede de franquias que só cresce e se fortalece no mercado, está resumida neste artigo.

Nele irá ver em tópicos as premissas mais relevantes que sendo aplicadas de forma comprometida, farão a diferença para um resultado de sucesso.

Saiba o que sua franquia deve ter para ingressar na jornada do Franchising consistente e o que ela deve oferecer para que continue crescendo com solidez no mercado.

O que ela deve ter

•Um negócio validado.

Ter um negócio validado significa ter experiência no segmento que atua, ter tempo de mercado, tempo de operação, ter validado seus processos e estar tendo retorno positivo nessa estrutura.

Qualquer negócio que comece, depois de um certo tempo, passa por desafios. Mas isto não é só negativo, pois na dificuldade a empresa irá arrumar e melhorar seus processos, ganhando assim experiência. Esta experiência, por sua vez, será passada aos franqueados, dando a eles a rota mais curta até o sucesso. O sentido de ter uma unidade franqueada para eles, é isso – a transferência de know-how da franquia.

•Resultados positivos.

Uma empresa não pode ser expandida se o empreendedor dela não está tendo lucro. Se não está gerando lucro, não pode ser considerado um negócio validado e nem ser vendido para um franqueado.

Então quando nós falamos de validação de um negócio, estamos falando principalmente de conhecimento e sucesso; e o sucesso é medido pelo resultado financeiro.

Crie um negócio, valide ele, gere receita positiva e então franquie. Assim poderá oferecer aos seus franqueados um modelo sólido e saudável.

•Um posicionamento claro.

Hoje a concorrência no mercado está cada vez mais intensa. Vemos muitas marcas sendo lançadas e negócios sendo criados de uma forma que em um curto espaço de tempo atingem o sucesso que empresas que estão no mercado há 10, 20 ou 30 anos, não atingiram.

E isso se deve, também, pelo posicionamento que assumem.

- O que eu quero oferecer para o meu cliente?
- Qual é a minha proposta de valor?

Através do posicionamento de uma proposta de valor, de uma missão e de uma visão, todos em volta começam a caminhar no mesmo objetivo. O objetivo da marca também deve ser o objetivo dos franqueados. É de fato colocar o cliente no centro da operação, para que todos novamente trabalhem em prol do propósito, da proposta de valor, da missão e da visão da marca.

Ter isso bem definido ajuda tanto a marca quanto os franqueados a terem mais clareza na questão da prestação do serviço, desenvolvimento de produto, processo de venda e experiência do cliente final.

•Um produto/serviço de qualidade.

Ela deve ter produto ou serviço de qualidade para que o franqueado consiga se sobressair em relação à concorrência e consiga ter faturamento. Oferecer algo bom é uma premissa básica para quem franquia.

Não adianta ter um negócio de qualidade com um tempo de mercado, mas não ter padrão, o produto ser ruim, ter muitas reclamações, porque tudo isso vai prejudicar a performance do franqueado no futuro.

Então, deve estar confiante com o que está oferecendo no mercado.

•Uma formatação bem desenhada.

- Como esta franquia irá passar seu conhecimento aos franqueados?
- Como será a logística?
- Como será a duplicação do conhecimento?
- Como ela vai monitorar o desenvolver do franqueado?
- Como que se dará a questão de fornecimento dos produtos?
- Quais tipos de suporte o franqueado pode contar com a franqueadora?

Todas essas questões são previstas e resolvidas no momento que se está formatando a empresa para ser franquia, pois, a venda de unidades posterior depende da explicação clara de cada um desses processos para o franqueado. E todo esse arranjo do Franchising, são informações básicas que a franquia deve oferecer.

A franqueadora tem que estar com a expectativa alinhada com a do franqueado e vice-versa, desde o início. Tem que estar muito claro o que cada um é responsável e o que cada um pode contar com a outra parte. Quando se tem o alinhamento dessas expectativas, a parceria começa de forma correta.

Um outro alinhamento importante é em relação a ganhos. Se o franqueado pensa em adquirir aquela franquia para ele ter um lucro X, um faturamento Y e aquele negócio não é capaz de proporcionar isso, já tem um desalinhamento da expectativa; ele vai comprar algo que não vai conseguir atender o que precisa e ficará frustrado ou com sentimento de ter sido enganado.

Outra questão importante a ser ajustada na formatação da franquia é a documentação jurídica. É essencial que ela proporcione segurança para o franqueador e que siga a Lei de Franquias, sendo elaborada por um advogado competente da área, para evitar problemas futuros para a rede.

O que ela deve oferecer:

•Suporte

Oferecer o suporte ao franqueado, significa estar presente nos três momentos importantes da trajetória dele: no pré-operacional, na inauguração e no operacional contínuo.

O primeiro, o momento pré-operacional, é o ingresso do franqueado na rede, ele vem antes da inauguração. Nesse momento ele precisa passar por um onboarding, entender a trajetória que irá trilhar e passar pela curva de aprendizado, pois ainda não conhece nada do produto/serviço da unidade adquirida. A franquia precisa estar alinhada em como proporcionar essa passagem de conhecimento e transferência de experiência para esse iniciante na rede.

Além dessa questão de transferência de conhecimento, a franquia deve dar suporte em outras questões que se enquadram no pré-operacional, são elas:

- Ajuda na busca do ponto comercial, analisando questões importante que o franqueado ainda não tem capacidade de identificar, como: o ponto é muito caro? a reforma ficará acima do previsto? ele se enquadra no formato proposto?;
- Conectá-lo aos fornecedores e aos softwares necessários na operação;
- Fornecer manuais ricos que serão seu norte ao longo da trajetória e
- Oferecer treinamentos.

Todo esse apoio ao franqueado tem por objetivo ajudá-lo a montar a sua unidade da melhor forma possível, com o menor custo possível e no menor tempo possível.

A inauguração é o início do sonho dele. É quando a prática começa e ele poderá validar o que foi implantado. Mas ela também é um momento de tensão porque é quando alguns problemas podem acontecer. Pode-se descobrir que a primeira contratação não foi a mais assertiva possível ou que os produtos vão sair com alguns erros que não estarão dentro do padrão, entre outras questões, que a falta de experiência e falta de prática na operação podem ocasionar. Com isso é um momento de insegurança dele e precisará bastante do apoio da franquia.

Depois dos dias da inauguração, começa o suporte que acompanhará se tudo está caminhando conforme o planejado. É o suporte operacional contínuo, onde por toda sua trajetória como fraqueado terá direito sempre que precisar ou quando a franquia precisar intervir ou quando for lançada atualizações para a rede. Ele é primordial para que o franqueado, de fato, comece a ter a sua curva de aprendizado e aquilo comece a ser fixado nele.

Entrando no suporte contínuo, vem junto a necessidade de um planejamento que será traçado entre franquia e franqueado, no qual será traçado objetivos, metas e indicadores que medirão se a evolução está acontecendo. A franquia entra nesse acompanhamento não com o caráter de cobrança apenas, mas sim de apoio na procura e implementação de soluções.

O suporte existe também para o desenvolvimento de novos produtos, serviços, para ajudar o franqueado aumentar seu faturamento. Suporte na publicidade da unidade, que norteará como ela pode tornar a marca mais reconhecida nos territórios que está presente e ajuda na performance, a fim de fazê-la gerar mais lucro.

São três os pilares que a franquia deve estar atenta sempre neste apoio aos franqueados: pessoas, processos e tecnologia. O objetivo maior deve ser sempre a melhora constante e o aumento da receita para que todos sejam beneficiados – franquia, fraqueado e cliente final.

A relação franquia e franqueado, começa na documentação que a franquia deve oferecer a ele com as regras claras de todos os direitos e deveres de ambos, como prevê a Lei de Franquia. Ela é chamada de COF – circular de oferta de franquia – e é um documento completo que o jurídico da consultoria desenvolve durante o processo de formatação.

A COF também prevê as obrigações do franqueador quanto ao suporte que dará ao franqueado durante as três etapas depois da aquisição da unidade: a pré-inaugural, a inauguração e suporte posterior contínuo.

Na pré-inaugural, a franquia ajudará essa unidade com todos os treinamentos necessários para transferência de conhecimento, além de auxilio na consolidação da estrutura como: conexão com os fornecedores, busca do ponto comercial, adequação, padronização, comunicação visual, compra de equipamentos, contratação e treinamento da primeira equipe, montagem da unidade, entre outros.

Na inauguração fará o acompanhamento. E posterior a ela, terá o compromisso de continuar apoiando, ajudando, tirando dúvidas e repassando atualizações adequadamente. Além de manter seu comprometimento com o reforço e disseminação da marca para que a rede ganhe cada vez mais força no mercado.

Quando o franqueado compra uma unidade, ele quer adquirir algo padronizado, que tenha uma metodologia, que tenha um processo desenhado, que tenha fluxos para que ele saiba o que fazer no dia a dia, para que a equipe dele também saiba o que tem que ser feito, para que esse padrão que a franqueadora conseguiu ter sucesso seja repassado a ele. Por isso a importância dos processos, do monitoramento e do acompanhamento contínuo; ele quer estar alinhado à experiencia da franquia.

Sobre o investimento financeiro que dará sustentação ao suporte, entenderemos a seguir.

Considerações finais

Vimos hoje que ter uma rede franquias vai muito além do status de possuí-la. Exige muita dedicação desde o início da sua formatação até o dia a dia com os franqueados.

Para cria-la, é necessário seguir quesitos que na sua conclusão correta vão diferenciar sua rede de outras do mercado. O foco em oferecer um modelo de negócio de sucesso e com informações claras e completas aos seus fraqueados, devem ser seus objetivos maiores nas etapas do seu processo de estruturação.

Tudo pronto e unidade de franquia vendida ao empreender que acreditou na sua marca, é hora de apoiá-lo em todas as etapas da sua vida útil dentro da rede.

Redes de franquias que se embasam em resultados reais e se preocupam com a experiência dos franqueados, tendem a serem consistentes e cada vez maiores no mercado.

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