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10 formatos de franquia que seu negócio pode ter

Conheça os formatos de franquia mais comuns do mercado e saiba por onde começar.

  • 19/04/2023

Direitos autorais reservados a Counselling no Pixabay

Se você está no processo de transformação da sua empresa em franquia, é muito comum algumas dúvidas do tipo: Qual é o melhor formato de franquia? Quantas modalidades de franquia devo ter para expandir? Qual formato que vende mais franquia?

Quando começamos a pesquisar sobre as marcas de um mesmo segmento que atuam no franchising nos deparamos com os mais diversos modelos de franquia, por exemplo: quiosque, loja de rua, home based e inúmeros outros. E então nos vem a pergunta: por que esta marca possui todos estes modelos? Será que todos estes formatos dão certo? Também posso ter estes mesmos formatos para a minha franquia?

Neste artigo vamos entender

  • Como identificar o melhor formato para sua franquia;
  • Os 10 formatos mais comuns do mercado;
  • Considerações finais.

Identificando o melhor formato:

Primeiro antes de definir os formatos em que sua franquia pode atuar, é preciso refletir sobre três questões:

• Qual é o seu formato atual de negócios?
• Em que formato você possui conhecimento e experiência?
• O sucesso da sua marca foi conquistado com qual formato de operação?

Em resumo a essência do franchising está em replicar modelos de negócios já existentes e validados pela franqueadora para que os franqueados possam obter o mesmo sucesso. Com esta premissa, não se pode expandir um formato de franquia que ainda não foi implantado, que não foi validado e que talvez gere dúvida se dará certo.

Porém, no processo de formatação de uma franquia podemos estruturar modalidades de negócios que talvez a marca ainda não tenha. Nesta fase é normal trabalharmos com possíveis possibilidades de formatos, porque estamos em uma fase de projeto e esta estruturação será muito útil para a franqueadora quando ela decidir implantar e validar o modelo antes de expandir.

Quando for estruturar os possíveis formatos da sua franquia pense sempre em como estas modalidades podem facilitar o acesso do seu cliente aos produtos ou serviços. O mercado está em constante evolução e você, como empreendedor, deve estar atento a estas mudanças e hábitos de consumo e preparar o seu negócio para isto.

Entendido então, o que levar em consideração ao definir os formatos da sua franquia e a importância de expandir modelos já validados, vamos conhecer algumas das possibilidades de formatos que o franchising possui.

Listamos os 10 formatos de franquia mais comuns que você pode encontrar no mercado.

1 - Home based

O formato de franquia home based ou home office é um modelo em que a principal atividade do franqueado é a de vendas, seja de um produto já pronto ou a prestação de um serviço, onde não existe a contratação de equipe e não necessita de montagem de uma estrutura física para o desenvolvimento das atividades. O franqueado, no formato home based, pode utilizar a sua residência como um ponto de apoio para as tarefas rotineiras e administrativas. São franquias de baixo investimento e por isso atraem a atenção de inúmeras pessoas que desejam empreender, contudo é importante saber que é um modelo de negócios que o resultado depende exclusivamente dos esforços do próprio franqueado, pois não existe uma equipe envolvida.

2 - Office

O modelo de franquia office podemos dizer que é uma evolução do formato home based, pois existe a possibilidade de contratação de uma equipe e montagem de um ponto de apoio, em uma sala comercial por exemplo, para o desenvolvimento das atividades e até mesmo atendimento aos clientes. É um formato de franquia que possui um investimento e despesas superiores a de uma operação home based por justamente haver a montagem de uma estrutura física e contratação de equipe, em contrapartida possui um potencial de faturamento maior por envolver esforços de mais pessoas além do franqueado. 

3 - Ponto de rua

Neste formato estamos falando de franquias que possuem seus pontos comerciais localizados na rua, como por exemplo loja de cosméticos, cafeteria, restaurante, loja de produtos saudáveis, centro de estética e inúmeros outros segmentos de negócios. As franquias que possibilitam a montagem da sua estrutura em um ponto localizado na rua possuem investimentos superiores as modalidades home based e office, pois estamos falando de diversos aspectos necessários como adaptação da estrutura física do ponto de acordo com o padrão da marca, fachada e toda a identidade visual interna, mobiliário, equipamentos e estoque de produtos ou insumos caso seja necessário. 

É primordial que a marca que possui seu modelo de franquia destinado para pontos comercias na rua, preste um suporte junto ao franqueado na escolha das possíveis regiões da cidade e dos pontos com maior potencial conforme visibilidade, público ao redor, valor de aluguel, estacionamento, custo de adaptação e outras variáveis que são importantes para o negócio e impactam diretamente o resultado do franqueado.

4 - Shopping

Quando falamos do formato de shopping o próprio nome já diz a respeito sobre a localização do ponto comercial, ou seja, são franquias que possuem seus pontos localizados em shopping centers.

As franquias de alimentação podem ter algumas variações das suas operações em shoppings, como por exemplo: modelos quiosque com take away, ou seja, não tem um local reservado para o consumo, quiosque com área de consumo demarcada, pontos localizados na praça de alimentação, formato também descrito como food court, onde o espaço de consumo é compartilhado dentre todas as marcas ali presentes e por último pontos comerciais com o consumo em um ambiente interno e exclusivo. 

 Aqui vale uma reflexão sobre marcas que possuem experiência somente com pontos comerciais localizados na rua e decidem expandir através de pontos localizados em shopping centers. Estamos falando de tipos de localizações que podem gerar investimentos, custos ocupacionais, públicos, hábitos de consumo, precificação e mix de produtos ou serviços distintos entre si. Nem sempre é possível duplicar de forma igual uma operação de ponto comercial de rua para uma de shopping center. 

5 - Quiosque

A franquia que possui o seu formato para ser operada em um quiosque é destinada para corredores de shopping centers, galerias, aeroportos e outros locais com intenso fluxo de pessoas circulantes. Pelo quiosque ter a sua metragem reduzida em comparação ao ponto comercial, geralmente estamos falando de tipos de operações mais simples, com um mix de produtos mais enxutos e que não demandam de muitos equipamentos, processos e quadro de funcionários.

Em um primeiro momento o quiosque pode parecer muito atrativo analisando os investimentos e custos ocupacionais ao ser comparado com um ponto comum, porém existem regras específicas de atuação dos quiosques nos shoppings como os corredores disponíveis para sua montagem, tempo de contrato, regras de modificação da localização e outras situações que devem ser levadas em conta ao optar pelo formato.
Dependendo do tamanho da área do quiosque, tipo de produto e fluxo de vendas, talvez seja necessário contar com uma área de apoio, seja interna ou externa ao shopping, para a estocagem e reposição rápida dos itens.

6 - Dark kitchen

Quando falamos de uma franquia de dark kitchen estamos falando de negócios na área da alimentação e que atuam exclusivamente com delivery, ou seja, é um modelo que não possui ambiente para consumo (salão) ou retirada do produto (take away), o foco é a operação da cozinha em um ambiente sem atendimento presencial de clientes.

Dentre os possíveis formatos de uma franquia de alimentação a dark kitchen é talvez um dos modelos que possui um dos menores investimentos, pois não há necessidade de área de atendimento ao cliente, seja recepção ou salão para consumo, fachada, decoração interna e outros itens que elevam o valor de investimento em comparação aos outros formatos. Outro fator positivo para a dark kitchen é a flexibilidade em relação a localização do ponto que poderá receber a estrutura da cozinha, proporcionando até mesmo um aluguel mais baixo comparado ao ponto comercial bem localizado que receberia uma operação com atendimento ao cliente.

A marca que optar por ter um formato de franquia dark kitchen deve levar em conta que os aplicativos de delivery populares da região que a franquia se encontra serão provavelmente os principais canais de venda. E com isto é importante considerar na precificação do produto, além do CMV, valores relacionados ao percentual cobrado pelos apps, cupons e descontos para determinados dias da semana, frete e outros itens que fazem parte de uma estratégia mais agressiva de atuação no delivery através de aplicativos como o iFood, Uber Eats, Rappi e outros. 

7 - Food truck

O food truck é também um modelo de franquia exclusivo do segmento da alimentação e consiste na instalação do ambiente de cozinha em vans, furgões, trailers e demais veículos que podem ser adaptados. Uma franquia de food truck pode ser itinerante e atuar tanto em espaços privados (condomínios, feiras, eventos etc.) quanto em espaços públicos conforme regulamentação do território.

Por se tratar de um espaço reduzido de cozinha influenciando a quantidade e tipos de equipamentos, processos de preparação e finalização dos produtos e números de colaboradores, uma franquia de food truck deve ter um cardápio simplificado em número e tipos de itens, sem contar a precificação mais ajustada para um tipo de alimentação mais casual e rápida. Diferente das franquias de dark kitchen, o food truck possibilita o atendimento aos clientes e o consumo no local adaptando um espaço anexo com mesas e cadeiras.

8 - Store in store

O formato de franquia store in store, também chamada de franquia shop in shop, consiste basicamente na montagem de um espaço para a venda de determinados produtos e serviços de uma marca dentro de um negócio já existente que possua sinergia de público entre as marcas.

Podemos citar uma franquia de estética automotiva que pode ser implantada em negócios já existentes como centros automotivos, estacionamentos privados, locadoras de automóveis, concessionárias etc. Outro exemplo é a montagem de uma franquia de energia solar dentro de uma loja de materiais de construção, de uma loja de piscinas ou banheiras e outros estabelecimentos sinérgicos.

É importante o franqueador, ao decidir expandir com o formato de franquia store in store, estabeleça regras que envolva equipe, padrão de atendimento, processo de venda, uso de determinado software, comunicação visual da marca no estabelecimento e demais critérios necessários para duplicar a operação dentro de um outro negócio sem perder a padronização e essência. 

9 - Conversão de bandeira

O formato de franquia de conversão de bandeira é quando o franqueador oferece a um empreendedor que já possui um mesmo negócio em que a franquia atua a fazer as adaptações necessárias para operar sob a marca da franquia e não mais aquela que antes existia. É um modelo que permite, de certa forma, ter um investimento reduzido em comparação a montagem de uma franquia desde o início, pois a base e estrutura do negócio já está em funcionamento e precisará ser readequada, porém é necessário o franqueador ter muito claro o que é preciso alterar ou implantar e aquilo que ele está disposto a permitir que seja mantido.

Ao optar por ter o modelo de franquia de conversão o franqueador deve estar ciente que poderá encontrar resistências do franqueado em relação as mudanças necessárias e até mesmo vícios operacionais por já saber como o negócio funciona, por isso é muito importante avaliar o perfil, habilidades e competências deste empreendedor, além dos fatores que o motivam a deixar de operar o seu negócio de forma autônoma para se submeter as regras, padrões e taxas do sistema de franchising.

10 - Master franquia

O formato de master franquia talvez seja um dos mais complexos do sistema de franchising, pois aqui estamos falando de duplicar praticamente toda a estrutura que uma franqueadora possui para um outro franqueado, que será o master. Ele irá desenvolver a captação e seleção de novos franqueados (subfranqueados), realizar treinamentos, prestar suporte contínuo e outros aspectos necessários para o sucesso destas subfranquias dentro de uma determinada área ou região.

A master franquia opera como um substituto da franqueadora, por isso só faz sentido uma marca adotar este formado quando já tiver experiência e conhecimento com todo o backoffice necessário para prestar suporte para a sua rede.
A franqueadora deverá transferir todo o know-how e habilidades a respeito dos aspectos operacionais, administrativos e estratégicos do negócio para que o master franqueado desempenhe com excelência o suporte aos subfranqueados.

Uma master franquia costuma ter um investimento bem maior em relação aos outros formatos de franquia, tanto pelas responsabilidades envolvidas quanto pelo potencial do território que fará parte do seu escopo da atuação.  

Consideração final

Perceba que existem inúmeras possibilidades de formatos de franquia, porém algo é único quando falarmos de franchising de verdade: replicar operações validadas, estruturadas e bem-sucedidas financeiramente.

Se você deseja criar uma rede de franquias sólida, independente dos formatos de franquia que optar em expandir, implante, opere e valide o modelo antes de expandir. Desta forma você oferecerá uma oportunidade de negócio baseada em realidade e conhecimento, não simplesmente em números de uma planilha.

Esta é a nossa mensagem como consultoria especialista em fazer um franchising de verdade, real e consistente há mais de duas décadas.

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