Como atuamos sempre muito próximos dos empresários que estão estudando uma expansão através de Redes de Franquias aqui na RZD, observamos com certa recorrência uma visão distorcida, porém comum, principalmente entre empresários pouco familiarizados com o Franchising: A ideia de que vender Franquias é somente ceder os direitos de uso de uma marca para outro investidor implantar uma nova unidade conforme bem entender. E isso está longe de ser verdade. Mesmo porque, é a partir de processos bem-definidos, como por exemplo o passo a passo das tarefas diárias da operação, que as empresas poderão fazer a unidade funcionar da melhor maneira possível, oferecendo um melhor atendimento aos clientes, reduzindo despesas, melhorando resultados etc.

Mas, por que questionamos se você entende os processos-chave do seu negócio?

Saiba que ter os processos-chave de seu negócio bem-definidos contribui para que seu negócio tenha um padrão de operação, o que, consequentemente, se transforma em uma base para o sucesso de toda a sua Rede. Dessa forma, entendendo os processos que envolvem sua operação, você poderá transmiti-los aos Franqueados e à equipe de colaboradores da Franquia, o que auxilia para que cada unidade seja caracterizada não só pela marca, mas também por poder proporcionar o mesmo atendimento, os mesmos produtos/serviços e o mesmo ambiente a qualquer unidade da Rede que o cliente frequentar.

Portanto, a partir do entendimento dos processos-chave de seu negócio, você poderá transmitir aos investidores todo o seu know-how, reduzindo-se assim, perdas na transmissão do conhecimento. Também poderá avaliar o desempenho das unidades, comparar o que está dando certo ou errado, otimizar resultados e, ainda, fortalecer o engajamento de Franqueados e colaboradores na duplicação precisa de sua Franquia.

E como este conhecimento é transmitido?

Já sabemos que para se transmitir os processos da operação de sua Franquia, é necessário que todas as ações rotineiras da unidade estejam bem-definidas, pois somente dessa maneira, será possível se utilizar métricas de avaliação que sejam válidas.

Dessa forma, o conhecimento pode ser transmitido pelo Suporte, Treinamento e por meio dos Manuais de Franquias.

Podemos dizer, então, que os Manuais são a materialização do know-how que a Franqueadora adquiriu ao longo de anos de operação e gestão. Daí sua grande importância, pois é por meio desse rico material que os Franqueados poderão replicar a operação adequadamente e aumentar, significativamente, as chances de se obter sucesso com o empreendimento. Portanto, os Manuais são de extrema importância por apresentarem o “como fazer” na operação do negócio, sendo incluídas neles, informações e inovações que, com clareza e riqueza de detalhes, auxiliam o Franqueado e os colaboradores a levarem a marca a ter sucesso no mercado. Escrevemos um post muito interessante falando exclusivamente sobre Manuais de Franquia que você pode ver clicando aqui.

E é por meio das informações contidas nos Manuais que a Franquia poderá executar um ótimo trabalho através do Suporte e Treinamento disponibilizados aos investidores.

O Suporte oferecido pela Franqueadora é, portanto, de grande importância para o bom desenvolvimento da Rede de Franquias porque respeita e aprimora os processos informados nos Manuais. Dessa forma, o Suporte auxilia o investidor no aprimoramento de processos da operação, como cumprimento dos padrões estipulados, verificação dos procedimentos operacionais, nível de atendimento, desempenho financeiro, atuação comercial, efetividade das ações de publicidade local, entre outros.

Já, o Treinamento, é também um ponto fundamental para o sucesso da Franquia, pois com ele, pode-se transmitir aos Franqueados e colaboradores, conhecimentos sobre o negócio que são necessários e específicos para o bom desenvolvimento da operação. Por isso, o Treinamento se torna imprescindível para que as Redes, Franqueados e respectivas equipes estejam devidamente alinhados à execução dos processos da operação e desenvolvendo suas atividades da melhor forma para que as unidades sejam bem-sucedidas no mercado.

Também temos um outro post muito interessante para quem pensa em Criar uma Rede de Franquias e está buscando entender de forma resumida e eficaz este processo. Nele, passamos alguns tópicos importantes, como a Análise de Franqueabilidade, etapa esta que é de extrema importância para o sucesso da Rede de Franquias. Pois, é através dessa Análise que todo o modelo de negócio será estruturado de forma a ser viável e lucrativo para ambos, Franqueadora e Franqueado. Você pode visualizar o post clicando aqui.

 

Cuide do seu investimento

É muito comum, principalmente nos tempos atuais e com as facilidades que a internet oferece, termos a sensação de que conseguimos fazer qualquer coisa sozinhos, ou seja, sem o auxílio ou conhecimento de outra pessoa. Algumas vezes, isso é possível, mas é importante destacar que só se obtém sucesso na área de Franchising tendo uma assessoria competente que auxilie em cada etapa do processo de Formatação do negócio.

Por isso, é comum recebermos projetos de pessoas que tentaram formatar suas Redes sozinhos, mas não tiveram êxito, pois mesmo tendo algum entendimento sobre o processo de formatação e os riscos a serem enfrentados, caíram no erro comum de utilizar modelos prontos baseados em outros negócios, sendo que deve-se ter a consciência de que cada negócio é único e cada etapa da construção de uma Formatação deve ser personalizada.

Por isso, se faz necessária a contratação de uma equipe experiente e capaz para auxiliá-lo no processo de Formatação de Redes de Franquias. Entendemos, portanto, o impacto que cada área de atuação pode promover na modelagem da Rede de nossos clientes caso seja executada de forma superficial e genérica.

Portanto, a partir de um projeto de Formatação exclusivo para o seu negócio, é que se pode reduzir a incidência de erros, riscos, avaliar sua viabilidade, tomar decisões mais acertadas e, consequentemente, direcioná-lo a alcançar resultados promissores e alcançar seus objetivos.

Aqui na RZD, possuímos uma equipe completa de profissionais especializados nessa área, como Advogados, Consultores de Franquias, Analistas Financeiros, Redatores e Profissionais de Marketing, que contribuem para a solidificação do sucesso de sua Rede de Franquias.

Então, se você possui dúvidas ou deseja obter informações sobre Formatação de Franquias, Expansão de Redes ou Suporte Jurídico especializado em Franchising, entre em contato conosco! Teremos um enorme prazer em ajudá-lo!

 

 

Referências Bibliográficas:

Manuais RZD

Gestão estratégica do franchising: como construir redes de franquias de sucesso / Adir Ribeiro…(et al.). –2. ed. rev. e ampl.. – São Paulo: DVS Editora, 2013.

Gestão do ponto de venda: os papéis do franqueado de sucesso / Adir Ribeiro…(et al.).—São Paulo: DVS Editora, 2015.