Você já se perguntou por que as chances de sucesso de uma franquia são tão superiores as de um negócio convencional? Em grande parte, os padrões e os processos a serem seguidos são os fatores primordiais para que tudo ocorra de forma alinhada com as diretrizes da marca. Uma maneira de transmitir este conhecimento é por meio dos Manuais da Franquia.

 

MANUAIS DE FRANQUIA E A TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO

O conhecimento da franqueadora é a principal razão que motiva o investidor a adquirir uma unidade, já que ao optar por uma franquia ao invés de iniciar um negócio próprio, ele está escolhendo caminhos mais seguros, que já foram percorridos por alguém com maior vivência no segmento e que o irá poupar de erros que podem ser cometidos, em muitos casos, por falta de experiência na operação.

 

FACILIDADE NO SUPORTE

Os manuais de franquia também facilitam o suporte oferecido pelas franqueadoras; que quando em posse de manuais bem desenvolvidos, idealizados e detalhados, conseguem fornecer ao franqueado todas as informações necessárias para a implantação e gestão de sua unidade, deixando a comunicação no suporte mais objetiva e reduzindo riscos de erros por falta de informações.

Além de facilitar na comunicação entre franqueadora e franqueado, os manuais da franquia também são importantes para o treinamento de novos colaboradores da unidade, documentando todos os processos e informações necessárias para a perfeita execução das tarefas que irão mover o negócio.

 

FORMATOS DE ENTREGA

Os manuais de franquia considerados básicos são: Manual de Implantação da Unidade, Manual de Operação e Manual de Gestão.

Manuais diferentes e mais específicos podem ser produzidos dependendo do tipo de segmento do negócio e de suas peculiaridades.

Atualmente esses manuais são entregues de diversas formas, incluindo formatos impressos, intranet, treinamentos, planilhas, softwares exclusivos, entre outras. O formato também deve variar dependendo do segmento de atuação da rede.

 

CONCLUSÃO

Como podemos ver, os manuais são muito importantes em uma rede de franquias, tanto para o franqueado obter sucesso, quanto para a franqueadora sistematizar seu suporte e facilitar a transmissão de conhecimento.

Caso seja um investidor, lembre-se sempre de questionar a franqueadora sobre como irá ocorrer a transferência de conhecimento do negócio. Mais dicas você confere em Qual franquia abrir: 9 Perguntas que você deveria fazer antes de escolher.

Mais informações sobre o processo de criação de uma rede de franquias planejada para minimizar os riscos entre os envolvidos, você encontra em Criação de Redes de Franquias.

Leave a Reply