Contar com um fundo de reserva nos momentos difíceis da franquia é como ter um ombro amigo ao qual sempre podemos recorrer. Mas, infelizmente, nem todo mundo lembra dele. É aquela velha história em que o franqueado, afobado para ver o seu negócio operando, se preocupa tanto com a estrutura, o marketing, a contratação de pessoal que acaba se esquecendo de um detalhe um tanto quanto importante:

E se acontecer algum imprevisto?

E se precisar fazer alguma melhoria na franquia daqui a algum tempo?

Por este e outros motivos, é tão importante construir um fundo de reserva.

O QUE É FUNDO DE RESERVA?

Em poucas palavras, é uma reserva financeira destinada a aplicar, sempre que houver necessidade, dinheiro no capital de giro da franquia.

Atenção! Se você possui dúvidas sobre o conceito de capital de giro, não deixe de ler o nosso post Capital de giro: o fôlego para o sucesso da sua franquia.

Considerando uma empresa de pequeno porte, por exemplo, é recomendado que seja reservado de 10% a 20% dos lucros. Mas, este percentual pode ser variável, considerando as características do empreendimento.

Quer ver só alguns exemplos?

Uma franquia que possui um custo alto com mão de obra, também deverá possuir um fundo alto, pois deve-se levar em conta todos os processos que envolvem os colaboradores, como pagamentos de férias e 13º salário e, até mesmo, possíveis demissões. Como são situações que são comuns em relações de trabalho, é importante que haja uma quantia reservada para isso.

Podemos citar também a necessidade de manter a franquia dentro dos padrões solicitados pela franqueadora. Muitas vezes, isso envolve, por exemplo, revitalizar a comunicação da franquia conforme a estratégia da marca, refazendo toda a fachada, comprar equipamentos novos para atender as necessidades de produtos que serão lançados e assim por diante.

Um outro exemplo são as franquias em que há necessidade da troca de coleções, como as de calçados e roupas. As franquias que possuem este perfil devem estar preparadas para atualizar os seus produtos para que fiquem alinhadas com os padrões e as regras da marca.

Como cada um destes casos apresentados pertencem a um determinado perfil de franquia, o percentual a ser destinado ao fundo de reserva pode variar de um empreendimento para outro.

Importante! Conforme a empresa cresce, saiba que o fundo de reserva precisa acompanhar este crescimento, visto que os gastos também serão maiores.

 

PLANEJANDO O FUNDO DE RESERVA

Para se ter um fundo de reserva que realmente atenda às necessidades da franquia, é preciso que seja feito um planejamento sólido. Para isso, algumas ações importantes devem ser realizadas e analisadas:

planejar fundo de reserva

  • Observar o histórico de faturamento da empresa e, com base em alguns dados, estabelecer a necessidade de capital de giro.
  • Refletir sobre todos os imprevistos que possam surgir de acordo com o perfil do negócio.
  • Avaliar quais serão as necessidades de investimentos de tempos em tempos.

Com base na análise destas ações, é possível definir melhor um valor ideal que deve ser dedicado ao fundo de reserva e, com isso, determinar qual o percentual de lucro da empresa que deverá ser designado mensalmente para atingir este valor.

 

PENSANDO NO FUTURO

Além da segurança de ter um fundo de reserva, saiba que este fundo pode render em aplicações financeiras. Caso esta seja uma alternativa, é muito importante avaliar as opções que se tem para aplicar este capital de acordo com a expectativa de retorno financeiro com a liquidez da aplicação.

Com o fundo de reserva garantido e, ainda, rendendo em aplicações financeiras, caso surja algo inesperado é só utilizá-lo, não precisando recorrer a capital de terceiros, como empréstimos e financiamentos, e ter que pagar altas taxas de juros.

Estar à frente de uma franquia requer pensar sempre em todas as possibilidades que necessitam de investimento. É preciso estar preparado para situações emergenciais, realizar adaptações na estrutura, promover a renovação de equipamentos necessários ao desempenho operacional, dentre outras situações. Com isso, o fundo de reserva acaba se tornando um ótimo aliado para a franquia.

Leave a Reply