Capital de giro, ele poderá ser seu salva-vidas no início da operação, porém com tantas informações para ficarmos atentos na busca pela “franquia dos sonhos” podemos nos esquecer até mesmo de itens primordiais para a sobrevivência de nosso futuro negócio.

A FUNÇÃO DO CAPITAL DE GIRO

Imagine que você acabou de adquirir uma unidade daquela famosa rede de franquias.

Com taxas iniciais pagas e todo seu capital investido em pessoal, estrutura e estoque de matéria prima; finalmente você está pronto para começar.

Logo nas primeiras semanas de funcionamento cai a ficha. Você vai precisar lidar com gastos como honrar compromissos com fornecedores, repor o estoque daquele produto que vendeu mais rápido do que você imaginou, e claro, tudo isso ainda levando em consideração o recebimento não imediato daqueles clientes que optaram por pagamentos a prazo, como por exemplo no cartão de débito ou crédito. Ou seja, seu caixa atual não vai te dar o fôlego necessário para manter a unidade até que tudo comece a engrenar.

E agora, como renovar estoque, pagar taxas e funcionários no primeiro mês se investi tudo na estrutura?

É exatamente para evitar inconvenientes desse tipo que recomenda-se à todos os interessados em investir no mercado de franquias, que detalhem com os franqueadores todas as informações necessárias, incluindo o capital de giro.

Afinal, é esse capital que irá te fornecer fôlego para que sua unidade permaneça sólida até o negócio começar a respirar sozinho.

 

O QUE FAZER SEM O CAPITAL?

Você encontrou uma grande oportunidade e não pode perder tempo, mas também não possui o capital de giro necessário. Quais são suas opções?

Sociedade

É comum nesses casos a busca por um sócio disposto a compartilhar esses investimentos. Para se informar melhor confira 7 Dicas Para Uma Sociedade de Sucesso onde oferecemos dicas que irão te ajudar no processo de escolha de um parceiro de negócios.

Linhas de crédito para franquias

Uma vez que as taxas de mortalidade de franquias são bem menores em relação aos negócios próprios, várias instituições financeiras estão dispostas a oferecer condições especiais voltadas especialmente para franqueadoras e seus franqueados.

Vale ressaltar que é necessário muita cautela com o uso de linhas de crédito, estamos falando de um capital que será necessário justamente para dar fôlego a sua empresa e se tem algo que não queremos inicialmente é aumentar nossos Gastos Fixos.

 

PROCURANDO PELA FRANQUIA IDEAL

É muito importante optar por uma franquia que tenha o seu perfil pessoal e financeiro. Existem inúmeros formatos disponíveis no franchising, cada qual com suas variadas formas de investimentos, faturamentos, taxas e capitais necessários.

Pesquise sempre e descubra qual o melhor modelo para você.

Precisa de ajuda? Fale conosco.

Leave a Reply